O PROEJA NO IFSP DIANTE DAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46487

Palabras clave:

Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Proeja, Políticas Curriculares

Resumen

 objetivo do presente artigo é apresentar um panorama de como os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) do Proeja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que integram a formação técnica de nível médio ao Ensino Médio, têm se relacionado com as políticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil contemporâneo. Para tanto, foi realizada pesquisa de caráter documental, exploratório e descritivo dos PPCs dos referidos cursos, à luz das normativas da instituição e das políticas curriculares de cada período. Os resultados apontam para o movimento de resistência da instituição às políticas curriculares vigentes para o Ensino Médio, por meio de inserção nos PPCs de dispositivos curriculares, tais como projetos integradores e núcleos estruturantes, a fim de apoiar o desenvolvimento de currículos capazes de integrar efetivamente a educação profissional e a educação básica, em consonância com uma formação de qualidade social para as classes populares.

 

Biografía del autor/a

Jarina Rodrigues Fernandes, UFSCar

Professora da UFSCar

Ana Paula Corti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de são Paulo (IFSP)

Professora do IFSP

Michelle Chaves da Silva, IFSP

IFSP

Publicado

2019-12-23

Cómo citar

Fernandes, J. R., Corti, A. P., & Silva, M. C. da. (2019). O PROEJA NO IFSP DIANTE DAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO. E-Mosaicos, 8(19), 147–162. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46487

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE