ESCOLARIZAÇÃO E PROJETO DE VIDA DE JOVENS DA RESERVA EXTRATIVISTA DO RIO CAJARI

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44638

Palabras clave:

Juventude do Campo, Escolarização, Projeto de Vida.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo abordar os resultados parciais do estudo realizado no ano de 2018 sobre os projetos de vida na relação com os processos de escolarização de jovens estudantes, concluintes do Ensino Médio das escolas da Reserva Extrativista do Rio Cajari (RESEX-CA), no sul do estado do Amapá, na região Amazônica. Trata-se de um recorte de dados de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva-analítica. O instrumento utilizado foi o questionário semiestruturado, aplicado aos estudantes do terceiro ano do ensino médio, totalizando vinte e três sujeitos. A análise das informações ocorreu na perspectiva da análise temática. Os resultados apontam para três temas: os desafios para acesso ao ensino médio, a permanência no campo e o projeto de vida. Vale destacar que essas três temáticas centralizam os principais sentidos que respondem a compreensão dos projetos de vida dos jovens na relação com seus processos de escolarização, foco do presente estudo.

Publicado

2020-04-04

Cómo citar

Nascimento, I. P., & Mendes, D. M. (2020). ESCOLARIZAÇÃO E PROJETO DE VIDA DE JOVENS DA RESERVA EXTRATIVISTA DO RIO CAJARI. E-Mosaicos, 9(20), 111–127. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44638