CONCEPÇÕES FREIRIANAS E REALIDADE VIRTUAL: APRENDIZAGEM EM ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Rafael Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Esequiel Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.32044

Palabras clave:

O artigo trata de uma pesquisa em andamento na escola Municipal Juliano Moreira, localizada na Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro, e reflete sobre a práxis em sala de aula com o uso da tecnologia digital de Realidade Virtual (RV), a partir de co

Resumen

O artigo trata de uma pesquisa em andamento na escola Municipal Juliano Moreira, localizada na Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro, e reflete sobre a práxis em sala de aula com o uso da tecnologia digital de Realidade Virtual (RV), a partir de concepções freirianas (et al.) de educação. Aborda inicialmente diferentes tipos de educação e onde ocorrem, dando destaque para educação formal e a não formal (BRANDÃO, 1989), associando a aprendizagem ao conhecimento prévio, à visão de mundo do estudante. Discute o conceito de interatividade, propondo um diálogo entre Paulo Freire e autores que a postulam no ensino, no contexto da cultura digital (SILVA; PRENSKY, 2001). Descreve as etapas da pesquisa cuja metodologia tem como premissa ampliar a horizontalidade das relações aluno/professor permeada pelo uso da tecnologia digital de Realidade Virtual. E, finalmente, apresenta considerações baseadas nos resultados parciais do estudo.

Biografía del autor/a

Rafael Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando PPGEB-Cap UERJ. Pós-graduado em Computação Gráfica e Multimídia pela UERJ, onde também se formou em Artes. Tem experiência em Design, Animação (2D/3D) e Ilustração, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, concept art, jogos e arte digital. Atualmente é Programador Visual da Universidade do Estado do Rio de Janeiro atuando na equipe do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (LaTIC) e Professor de Artes Visuais na Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ).

Esequiel Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – PPGEB/UERJ.

Publicado

2017-12-28

Cómo citar

Costa, R., & Rodrigues, E. (2017). CONCEPÇÕES FREIRIANAS E REALIDADE VIRTUAL: APRENDIZAGEM EM ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL. E-Mosaicos, 6(13), 162–181. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.32044

Número

Sección

ARTIGOS