OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA NA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS SOCIAIS

Autores/as

  • Eveline Algebaile UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30296

Palabras clave:

Escolarização - Políticas sociais - Educação brasileira - Trabalho escolar - Expansão escolar.

Resumen

O artigo analisa as relações contemporâneas da escola pública com políticas de assistência social, no Brasil, identificando suas características, contradições e pontos de tensão. Tendo como ponto de partida a discussão das relações entre educação escolar e saúde no contexto histórico de emergência e consolidação do campo da saúde escolar, no final do século XIX e início do século XX, o artigo busca apresentar, a partir desse exemplo, aspectos relevantes das relações entre políticas para a análise da educação escolar, no Brasil. Dentre outros aspectos, destaca o intenso uso estratégico da infraestrutura e da ação escolar para a realização da assistência, em face da intensificação do ingresso de diferentes frações da classe trabalhadora na escola; as alterações da gestão e da ação escolar, diante da disseminação de programas focais realizados via escola e dos consequentes impasses relacionados à multi e intersetorialidade, aí implicados; e os desafios relacionados à formação e à atuação profissional nesse contexto de ampliação da esfera escolar.

Biografía del autor/a

Eveline Algebaile, UERJ

Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e FormaçãoHumana (PPFH/UERJ). Procientista UERJ.

Publicado

2017-09-17

Cómo citar

Algebaile, E. (2017). OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA NA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS SOCIAIS. E-Mosaicos, 6(12), 33–47. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30296

Número

Sección

ARTIGOS ENCOMENDADOS - ESCOLA: ocupação e resistência