DIVERSÃO SOBRE RODAS: JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS PARA A INICIAÇÃO AO SKATE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.51337

Keywords:

esporte, ensino, meninas

Abstract

O skateboarding é uma modalidade esportiva que recentemente adentrou ao programa olímpica. Pela crescente popularidade e pelo forte apelo identitário juvenil, vem chamando a atenção da juventude em aprender essa prática. A fim de contribuir com a democratização da prática, este ensaio tem por objetivo apontar algumas possibilidades de adaptação nos jogos populares para o ensino do skate na etapa de iniciação da prática esportiva. Partindo dos pressupostos da pedagogia do esporte, ressaltamos que o aprendizado da modalidade em ambientes formais e não formais de ensino pode partir da cultura lúdica das crianças. Por tanto, sistematiza-la nos ambientes de ensino traz o ganho de adicionar princípios pedagógicos com o fim de democratizar o acesso tanto para meninas como para meninos, permitindo a inclusão, a difusão de valores éticos e de adaptações que permitam o prazer com prática, mesmo aos iniciantes.

Author Biographies

Mariana Zuaneti Martins, UFES

Graduada em Educação Física e Ciências Sociais

Doutora em Ed. Física

Professora UFES

Silvia Urra, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Ed. Física

Aline Soares Dantas, Faculdade Multivix

Graduanda em Ed. Física

Published

2022-10-06

How to Cite

Martins, M. Z., Urra, S., & Dantas, A. S. (2022). DIVERSÃO SOBRE RODAS: JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS PARA A INICIAÇÃO AO SKATE. E-Mosaicos, 11(27), 21–35. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.51337