CONCEPÇÕES SOBRE ALGAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO PONTO DE PARTIDA PARA REFLEXÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Lúcia Cristina da Cunha Aguiar
  • Cristina dos Santos Bianchi
  • Yollanda Carolina da Silva Ferreira
  • Marisa Magalhães da Silva
  • Rachell Ramalho Correia Thimóteo

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2013.9900

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2013.9900

Este trabalho tem por objetivo contribuir com a prática docente de Ciências e Biologia a partir de reflexões e resultados de um questionário aplicado a alunos do Ensino Fundamental e Médio, com questões sobre as algas. O foco dos resultados se relaciona aos conteúdos sobre fotossíntese e taxonomia, pois se observou que grande parte dos alunos teve dificuldade em compreender o modo de vida autótrofo, e denominou algas como sendo “plantas”. Isto nos direcionou à História da Ciência, onde é notório que até os dias atuais não há um consenso sobre a classificação das algas, ajudando-nos assim, a superar uma visão de ciência superior e inquestionável. Estes dois conteúdos não têm sido explorados adequadamente na sala de aula, por isso, incentivamos a aprendizagem significativa no ensino de Ciências e Biologia, propondo neste trabalho, a busca para superar um modelo linear de currículo baseado na educação do século passado, ao apropriar-se da crítica como ferramenta indispensável à educação.

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Publicado

2013-12-01

Como Citar

AGUIAR, Lúcia Cristina da Cunha; BIANCHI, Cristina dos Santos; FERREIRA, Yollanda Carolina da Silva; SILVA, Marisa Magalhães da; THIMÓTEO, Rachell Ramalho Correia. CONCEPÇÕES SOBRE ALGAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO PONTO DE PARTIDA PARA REFLEXÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 25–40, 2013. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2013.9900. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/9900. Acesso em: 2 maio. 2025.

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ARTIGOS

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