EXPRESSÃO E AUTONOMIA NO DISCURSO E NO FAZER DOCENTE: A IMAGEM NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2013.8833Resumo
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2013.8833
Vivemos em um mundo permeado pela multimodalidade, mas, estranhamente, sua utilização pela escola ainda está distante das possibilidades e necessidades contemporâneas. Desta forma, encontra-se cada vez mais presente no discurso sobre a formação docente a necessidade de se tecer um conhecimento pedagógico sobre os processos de produção tecnológica (FREITAS, 2011), o que temos buscado com a realização de estudos, seminários e o Curso de Extensão "A imagem na sala de aula". O curso de extensão nasce da necessidade de se ampliar o conhecimento e uso da linguagem visual em sala de aula, a partir de demandas apontadas em uma pesquisa exploratória (OLIVEIRA, 2007), e tem como eixo teórico-metodológico o conceito de experiência, aliando as discussões teóricas sobre a linguagem visual nas diferentes áreas de conhecimento ao fazer técnico. Em sua realização, o curso tem oportunizado a reflexão sobre o fazer docente e sua produção discursiva, e aqui, trazemos um recorte desses estudos, uma análise do discurso docente sobre sua produção multimodal, a partir da qual percebemos a necessidade de expressão e autonomia em face das potencialidades dos recursos tecnológicos e os saberes/desejos docentes. Compreendemos, a partir das falas dos sujeitos pesquisados, que o uso das imagens na sala de aula precisa ser repensado, tanto no que diz respeito à compreensão das técnicas de edição e produção, como em relação à potencialidade das imagens como produtora de sentidos na sociedade contemporânea, contribuindo para a formação omnilateral do professor.
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