EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E AS QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.41229Keywords:
Interculturalidade, Gênero, Mulher, Escola, Educação em Direitos Humanos.Abstract
A questão dos direitos humanos tem se apresentado como uma problemática de difícil compreensão nos dias atuais, assim como o desafio do reconhecimento das diferenças. Mesmo com a construção de documentos nacionais e internacionais centrados na perspectiva dos direitos humanos, ainda convivemos com fortes violações, múltiplas violências, desigualdades sociais e diversas formas de preconceitos e discriminações no cotidiano das relações sociais. Neste sentido, não podemos deixar de pensar nas questões que envolvem as relações de gênero e as desigualdades sofridas por meninas e mulheres, em diversos espaços sociais, sobretudo na escola. O presente estudo visa apresentar considerações sobre a educação em direitos humanos e as questões de gênero no contexto escolar, utilizando para tanto a perspectiva intercultural. Esta perspectiva nos coloca no âmbito de compreender a educação em direitos humanos como uma mediação para a construção de uma sociedade inclusiva, igualitária e plural onde os sujeitos possam vivenciar experiências que sejam permeadas pelos direitos humanos e, que, se tornem sujeitos de direito.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.