EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO BASEADA EM BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA EM RISCO PSICOSSOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47498Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Creche, Riscos Ambientais, Linguagem Infantil, Criança.Resumo
Viver continuamente em condições de desvantagem econômica pode impactar negativamente no desenvolvimento infantil. O objetivo deste estudo foi verificar se a introdução de uma rotina diária de brincadeiras influenciaria no desenvolvimento global de crianças em risco psicossocial frequentadoras de uma creche filantrópica. Participaram do estudo 17 crianças com mediana de idade de 17 meses. Procurou-se introduzir uma metodologia exequível dentro da realidade da creche, uma educadora para mais de 20 crianças com tempo disponível para o cuidado de higiene e alimentação. A intervenção ocorreu por 20 semanas, duas vezes/dia, durante 15 minutos. Foram ofertados brinquedos iguais para todas as crianças, que brincavam mediados pela educadora quando possível. Para avaliar o desenvolvimento foi utilizado o Denver II e para avaliar a qualidade do ambiente de casa e da creche, respectivamente, Recursos do Ambiente Familiar e Infant/Toddler Environment Rating Scale-Revised Edition. Os resultados evidenciaram uma melhora nos domínios da Linguagem e do Pessoal-Social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.