IMPLEMENTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS – LARPI

Autores/as

  • Júlia Maria Alves Vieira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Beatriz Almeida Quintanilha Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Carla Cordeiro Marçal-Guthierrez Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-7402-9365

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.51363

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Recursos Pedagógicos Inclusivos, Comunicação Alternativa.

Resumen

Resumo

O presente artigo relata a experiência da implementação e organização de um Laboratório de Recursos Pedagógicos Inclusivos - LARPI no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, através de um Projeto de Estágio Interno Complementar. O LARPI foi criado em 2018 e consta com um acervo organizado com 38 produtos construídos e disponíveis para todos os estudantes do Departamento do Ensino Fundamental. Esses produtos são construídos a partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula e visam atender e auxiliar, sobretudo, os estudantes com necessidades educacionais especiais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Júlia Maria Alves Vieira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Estudante do curso de Biologia da UERJ e bolsista do Projeto LARPI – Estágio Interno Complementar.

Beatriz Almeida Quintanilha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Estudante do curso de Biologia da UERJ e bolsista do Projeto de Extensão Universitária "Formação Continuada de Professores no Uso da Comunicação Alternativa”.

Carla Cordeiro Marçal-Guthierrez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Assistente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. Departamento do Ensino Fundamental / Atendimento Educacional Especializado – AEE. Pesquisadora e responsável pelo LARPI. Doutoranda em Educação - PROped/UERJ

Publicado

2020-10-28

Cómo citar

VIEIRA, Júlia Maria Alves; QUINTANILHA, Beatriz Almeida; MARÇAL-GUTHIERREZ, Carla Cordeiro. IMPLEMENTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS – LARPI. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 22, p. 341–347, 2020. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2020.51363. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/51363. Acesso em: 27 jul. 2025.

Número

Sección

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Artículos más leídos del mismo autor/a