IMPLEMENTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS – LARPI

Autores

  • Júlia Maria Alves Vieira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Beatriz Almeida Quintanilha Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Carla Cordeiro Marçal-Guthierrez Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-7402-9365

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.51363

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Recursos Pedagógicos Inclusivos, Comunicação Alternativa.

Resumo

Resumo

O presente artigo relata a experiência da implementação e organização de um Laboratório de Recursos Pedagógicos Inclusivos - LARPI no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, através de um Projeto de Estágio Interno Complementar. O LARPI foi criado em 2018 e consta com um acervo organizado com 38 produtos construídos e disponíveis para todos os estudantes do Departamento do Ensino Fundamental. Esses produtos são construídos a partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula e visam atender e auxiliar, sobretudo, os estudantes com necessidades educacionais especiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Maria Alves Vieira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Estudante do curso de Biologia da UERJ e bolsista do Projeto LARPI – Estágio Interno Complementar.

Beatriz Almeida Quintanilha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Estudante do curso de Biologia da UERJ e bolsista do Projeto de Extensão Universitária "Formação Continuada de Professores no Uso da Comunicação Alternativa”.

Carla Cordeiro Marçal-Guthierrez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Assistente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. Departamento do Ensino Fundamental / Atendimento Educacional Especializado – AEE. Pesquisadora e responsável pelo LARPI. Doutoranda em Educação - PROped/UERJ

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

VIEIRA, Júlia Maria Alves; QUINTANILHA, Beatriz Almeida; MARÇAL-GUTHIERREZ, Carla Cordeiro. IMPLEMENTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS – LARPI. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 22, p. 341–347, 2020. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2020.51363. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/51363. Acesso em: 19 mar. 2025.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)