O ESPORTE ADAPTADO NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.42690Palavras-chave:
Esporte adaptado, Educação inclusiva, Educação física adaptada.Resumo
O esporte adaptado tem se desenvolvido largamente em diferentes setores da sociedade. Desde políticas públicas de saúde e lazer, até sua inserção na educação básica. O interesse por essa temática tem crescido nos últimos anos e a produção científica tem demonstrado essa expansão. A partir desse contexto o presente estudo objetivou fazer uma análise da produção acadêmica brasileira que trata do esporte adaptado na escola, especificamente as dissertações e teses produzidas pelos programas de pós-graduação em educação física. Delimitou-se o período de 2007 a 2017 com recorte temporal da pesquisa. A busca foi realizada no Catalogo de Dissertações e Teses da CAPES. Foram encontradas sete dissertações e três teses que atenderam os critérios de inclusão exclusão. Como resultados foram identificados três categorias de análise dos estudos que demonstraram maior concentração em pesquisas diagnósticas. Pode-se concluir que há grande lacuna de estudos que tratam de propostas para intervenção pedagógica com os esportes adaptados na escola para alunos com ou sem deficiência.
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