AS OFICINAS DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COM AS CRIANÇAS DA FAVELA DA MARÉ/RJ: E A PEDAGOGIA SOCIAL COM ISSO?
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.41929Palavras-chave:
Oficinas Pedagógicas. Ludicidade. Educação em Espaços Não Escolares. Pedagogia Social.Resumo
Este presente trabalho tem por objetivo socializar uma experiência educativa desenvolvida com as crianças da favela da Maré, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2016. Por meio de oficinas de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, realizadas no projeto “Sabendo Mais” – que apoia as escolas do entorno com Educação e Cultura, integrando conhecimento através de oficinas transdisciplinares – foi possível perceber a potência das atividades lúdicas em espaços não escolares para o desenvolvimento destes educandos. Potência esta que foi alinhavada à luz dos pressupostos da Pedagogia Social – campo em construção no Brasil, que versa sobre as práticas socioeducativas desenvolvidas em diferentes espaços sociais – e que, no bojo desta experiência, constatou a importância de atividades lúdicas voltadas para o fortalecimento da convivência humana para além do desenvolvimento cognitivo.
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