OFICINAS “RACISMO E EDUCAÇÃO”: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO DE UMA PESQUISA-AÇÃO NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03

Autores/as

  • Renato Emerson dos Santos IPPUR/UFRJ
  • Gabriel Siqueira Corrêa UERJ-FFP
  • Ronald Coutinho Santos UERJ-FFP

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.29424

Resumen

A Lei 10.639/2003, conquista do Movimento Negro Brasileiro na  luta contra o racismo, traz desafios ao mundo da educação. A sua implementação nos diferentes ambientes (escolares, universitários, burocráticos, etc.) enfrenta resistências (sobretudo, calcadas no chamado “mito da democracia racial”) e constitui pactos entre aqueles que se propõem a tratar as temáticas da Lei. Reflete-se aqui sobre uma experiência, as oficinas “Racismo e Educação”. Realizadas pelo NEGRAM (Núcleo de Pesquisa e Estudos em Geografia, Relações Raciais e Movimentos Sociais) da FFP/UERJ entre 2009 e 2013, foram 41 atividades em escolas, eventos e na universidade, discutindo temas como racismo (na sociedade e no ambiente escolar em específico), o papel da escola na superação do racismo, entre outros. São debatidas as reações dos públicos (estudantes de escola, de universidade, professorado), a relação com as escolas, e os pactos e disputas políticas em torno do currículo que tais reações e relações evidenciam.

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Biografía del autor/a

Renato Emerson dos Santos, IPPUR/UFRJ

Professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ).

Publicado

2019-02-20

Cómo citar

SANTOS, Renato Emerson dos; CORRÊA, Gabriel Siqueira; SANTOS, Ronald Coutinho. OFICINAS “RACISMO E EDUCAÇÃO”: EXPERIÊNCIAS DE ATUAÇÃO DE UMA PESQUISA-AÇÃO NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 16, p. 125–140, 2019. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2018.29424. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/29424. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS