INCLUSÃO ESCOLAR SOB O VIÉS DO ENSINO COLABORATIVO: UMA EXPERIÊNCIA EM TRÊS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17120Resumen
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2015.17120
Este texto descreve a experiência do ensino colaborativo como uma estratégia para efetivar processos de inclusão escolar em três escolas públicas localizadas no município do Rio de Janeiro, e reflete sobre a constituição de práticas e saberes em relação ao ensino de alunos com necessidades educacionais especiais. Os objetivos são: conceituar ensino colaborativo e descrever o processo de implantação desta estratégia nas unidades escolares e as ações decorrentes. O que caracteriza o ensino colaborativo como uma proposta inovadora não é só a cooperação entre os docentes, prevista em alternativas de trabalho como as salas de recursos, mas é a presença física de outro professor durante as atividades cotidianas. Além disso, no ambiente da sala de aula, o estudante tem a oportunidade de partilhar de diferentes pontos de vista apresentados por seus pares e, assim, se apropriar de ideias como não faria fora do ambiente de interação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.