A relevância da inserção do tema dos sistemas alimentares no ensino superior brasileiro com foco na Gastronomia
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2025.84549Palavras-chave:
Sistemas alimentares sustentáveis. Formação profissional. Educação.Resumo
O tamanho do impacto e a urgência de solucionar os problemas relacionados à alimentação, saúde e meio ambiente coloca os sistemas alimentares no centro das agendas globais. Portanto, compreendendo a educação como transformadora social, atesta-se a importância da inserção do tema dos sistemas alimentares nas bases epistemológicas dos cursos de nível superior, de maneira transdisciplinar e especialmente direcionada aos cursos vinculados à alimentação, como a gastronomia. Neste ensaio, constata-se que gastronomia e nutrição impactam os sistemas alimentares conjuntamente, estabelecendo profissões que devem atuar de maneira sinérgica, e não antagônica, defendendo o compromisso de ambas com todos os aspectos da relação humana com a comida, visando a promoção da saúde e do bem-estar. Para isso, foram investigados 49 materiais selecionados por conveniência, por meio de revisão de literatura narrativa, a partir do estudo de livros, artigos e documentos, que indicaram o inerente potencial teórico, prático e a relevância da inserção da temática dos sistemas alimentares nos cursos de graduação em gastronomia, sobretudo mediante uma reforma dos PPP. Há, contudo, limitações relacionadas à não investigação dos conhecimentos, atitudes e interesses das comunidades acadêmicas dos bacharelados e dos tecnólogos, reconhecendo a importância de pesquisas futuras para este diagnóstico, em complemento ao presente ensaio.
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