OS GRUPOS DE PESQUISA NOS CAMPOS DA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO E DAS CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS DE 2000 A 2008 NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2013.6039Resumo
A partir dos pensamentos de Bourdieu, assumimos que os grupos de pesquisa correspondem a agentes institucionalizados que atuam, construindo e disputando capital simbólico e material, no interior da ciência. Com base em Stengers, quando trata da constituição de domínios científicos, procuramos identificar e descrever aqueles que se voltam para estudos sobre “nutriente e comida” e sobre “alimento”. O recorte empírico definido para tal corresponde ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, no Brasil, de 2000 a 2008. Aí, é possível identificar, pelos procedimentos correntes, que partem da área predominante de cada grupo de pesquisa conforme a Tabela das Áreas do Conhecimento, a existência de 299 grupos de pesquisa na área “Ciência e Tecnologia de Alimentos” e de 171 grupos na área “Nutrição” em 2008. Distintamente, fizemos uso de buscas por palavras chave associadas aos campos científicos em tela. Encontramos um conjunto grupos de pesquisa que corresponde ao dobro do descrito no CNPq. Esse mapeamento possibilitou visualizar de forma bem mais clara algumas forças em movimento nos dois campos. Destacamos a possibilidade de visualização dos grupos de pesquisa que conformam o espaço social de produção de conhecimentos e saberes e de formação humana em pesquisa dirigido à comida, o que fica obscurecido nas tabulações disponibilizadas pelo CNPq. Ao valorizar perspectivas de cunho mais interdisciplinar, entendemos a necessidade de revisão da Tabela das Áreas do Conhecimento, bem como das denominações e composição dos organismos de decisão sobre campos científicos de modo a contemplar e favorecer a consolidação institucional da “Alimentação e Nutrição” do campo científico no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.