A PRÁTICA REFLEXIVA COMO RECURSO NA GESTÃO DOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS TERCEIRIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2018.30779Palavras-chave:
Aprendizagem. Prática Profissional. Alimentação Coletiva. Organização e Administração.Resumo
Objetivo: O objetivo geral desta pesquisa foi investigar como a prática reflexiva pode influenciar na aprendizagem organizacional de serviços de alimentação, a partir da identificação das experiências profissionais de gestores e fiscais de contrato, no contexto dos restaurantes universitários terceirizados de instituições públicas de ensino superior. Metodologia: A estratégia adotada para atingir os objetivos seguiu uma abordagem qualitativa, a partir da técnica do estudo de caso. Os sujeitos de pesquisa foram gestores e fiscais de dois restaurantes universitários pertencentes a duas instituições públicas de ensino superior, localizadas no Nordeste brasileiro, com serviços de alimentação terceirizados. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de entrevistas com abordagem direta e roteiro semiestruturado e análise documental, com consulta a documentos internos. As categorias de análise foram definidas a priori, baseadas nas dimensões propostas por Schön para análise da prática reflexiva: o processo de conhecer-na-ação, as dificuldades no âmbito da prática profissional e a articulação prática reflexiva à prática profissional. O tratamento dos dados se deu através da análise pragmática da linguagem de acordo com Mattos, centrado no significado semântico-pragmático da conversação. Resultados e Discussão: A gestão dos RUs terceirizados ocorre na prática profissional durante o processo de conhecer-na-ação, especialmente dos nutricionistas, em que as dificuldades, sobretudo na gestão da infraestrutura e de pessoas, influenciam diretamente na gestão dos contratos. É através da reflexão que eles constroem os significados da teoria acerca de sua própria prática, favorecendo a tomada de decisão mais satisfatória. Conclusão: A prática reflexiva desponta como propulsor do desenvolvimento de habilidades gerenciais e políticas na implementação de decisões, propiciando a aprendizagem organizacional.
DOI: 10.12957/demetra.2018.30779
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.