ANÁLISE NUTRICIONAL QUANTITATIVA DE UMA DIETA DA PROTEÍNA DESTINADA A TODOS OS PÚBLICOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.24862Palavras-chave:
Dietas da moda. Emagrecimento. Sobrepeso. Planejamento Alimentar.Resumo
As dietas da moda podem ser definidas como padrões de comportamento alimentar não usuais e temporários, adotados por seguidores de forma entusiástica, promovendo resultados rápidos e atraentes, mas sem possuir nenhum fundamento científico. Entre elas, podem-se citar as dietas da proteína. O presente estudo teve como objetivo realizar análise nutricional quantitativa de um cardápio semanal de uma dieta da proteína publicada em um livro impresso e também disponibilizada em mídia digital, destinada a todos os públicos. Para a realização deste estudo, foi construído um modelo feminino e um masculino em sobrepeso, ambos com possibilidade de serem eventuais utilizadores da dieta. Os cardápios avaliados do livro referem-se à fase de indução da dieta da proteína. Foram realizadas análises quantitativas de energia e dos nutrientes: carboidratos, proteínas, lipídeos, fibras, colesterol, cálcio, ferro e vitamina C. Os resultados do estudo indicaram um planejamento alimentar inadequado para os modelos em sobrepeso construídos, apresentando uma dieta hiperproteica, hiperlipídica, hipoglicídica e hipercalórica, além de valores acima do recomendado para o nutriente colesterol e abaixo do recomendado para os nutrientes cálcio e fibras. Concluiu-se que a dieta da proteína não pode ser considerada saudável e equilibrada, não atendendo às necessidades nutricionais individuais, sendo importante a realização de campanhas de educação nutricional para a população, esclarecendo os malefícios que uma dieta desbalanceada e sem acompanhamento nutricional pode gerar ao estado nutricional.
DOI: 10.12957/demetra.2017.24862
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.