AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE SUPLEMENTOS POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO EM ACADEMIAS DE OURO PRETO – MG
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2018.36643Palavras-chave:
Suplementos Nutricionais. Ciências da Nutrição Esportiva. Treinamento de Resistencia. Academias de Ginástica.Resumo
Na busca de padrões estéticos corporais e melhoria na performance, indivíduos têm se submetido ao consumo de suplementos nutricionais, muitas vezes de forma indiscriminada. O objetivo deste estudo foi avaliar o consumo de suplementos nutricionais por praticantes de musculação em duas academias de Ouro Preto-MG. Realizou-se estudo transversal, amostra não probabilística, composta por indivíduos entre 19-56 anos, praticantes de musculação. Utilizou-se questionário estruturado autoaplicável, disponível nas academias por período de três meses. Participaram 124 indivíduos, sendo 58% homens. Média de idade foi 29,3 anos, com 58,1% da amostra pertencente à faixa etária de 19-29 anos; 52,4% treinavam cinco vezes por semana ou mais, 50% realizavam sessões de treino superiores a uma hora e 48,4% utilizavam algum tipo de suplemento, predominando whey protein (76,7%). As principais fontes de prescrição foram de profissional nutricionista e preparador físico. O principal objetivo para utilização de suplementos foi ganho de massa muscular (81,7%); 93,3% consideraram suplementação eficaz e apenas 45% da suplementação foi classificada como adequada, sendo 80,0% de adequação quando a prescrição foi realizada somente pelo nutricionista. Não houve diferença significativa para uso de suplemento entre as variáveis analisadas no estudo. Concluiu-se que houve expressiva utilização de suplementos de forma indiscriminada e necessidade do nutricionista para evitar agravos à saúde.
DOI: 10.12957/demetra.2018.36643
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.