O SEGREDO DE UM CUSCUZ: ALIMENTAÇÃO E IDENTIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2015.15490Palavras-chave:
Ciências sociais, Antropologia, Sociologia, Alimentação, Cinema.Resumo
A natureza humana conduz o homem na busca permanente de experiências sensoriais. Nada une o homem de forma tão evidente como esse propósito do prazer sensorial. A alimentação, o ato de comer, representa mais do que a necessidade física, biológica e primária de sobrevivência. É também uma ação que envolve, ou pode envolver, cada um dos sentidos, de forma a experienciar uma sensação nova, diferente e aprazível. O cinema encontra-se nas mesmas circunstâncias: pressupõe a busca de sensações. Em ambos os campos, cinematográfico e gastronômico, ocorrem perceções de natureza sensorial distintas, mas que desembocam ambas na possibilidade de relacionar os diferentes sentidos e as sensações que daí resultam. Aqui, pretende-se demonstrar como o cinema constitui uma representação da identidade cultural e social. Analisa-se O segredo de um cuscuz sob o ponto de vista da alimentação e das relações que se estabelecem entre as personagens à volta de um alimento.
DOI: 10.12957/demetra.2015.15490
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.