Conhecimento e percepção de autoeficácia e eficácia coletiva de professores sobre o Guia Alimentar
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2023.71030Resumo
Introdução: No processo de educação em saúde para que o indivíduo mude seus hábitos de saúde, é necessário que tenha conhecimentos, apresente crenças de autoeficácia positivas e compartilhe a eficácia coletiva. Objetivo: Avaliar o conhecimento e a percepção de autoeficácia e eficácia coletiva de professores sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira. Método: Realizou-se estudo transversal no período de dezembro de 2019 a dezembro de 2020. A população do estudo foi composta por 1.491 professores da Educação Básica da rede pública municipal de ensino de Montes Claros, Minas Gerais. Para a amostra, estimou-se o tamanho mínimo de 511 professores e foi utilizado um questionário on-line para coleta de dados. Quanto a avaliação do conhecimento, percepção de autoeficácia e eficácia coletivados professores sobre o Guia Alimentar, utilizaram-se escalas autoadministradas e previamente validadas. Os dados coletados foram categorizados e processados eletronicamente através do software Statistical Package for the Social Science (SPSS), versão 22.0. Resultados: Na análise do desempenho dos professores quanto ao Guia Alimentar, observou-se que 79,7% (474) dos profissionais apresentaram baixo conhecimento; 70,4% (419), baixa autoeficácia; e 69,1% (411), baixa eficácia coletiva. O alto conhecimento entre os docentes foi associado à maior renda percapita (p= 0,004). A alta autoeficácia foi associada ao maior grau de escolaridade (p= 0,031). A alta autoeficácia coletiva foi associada às variáveis renda (p=0,035) e escolaridade (p=0,004). Conclusão: Os professores do presente estudo demonstraram baixo conhecimento e baixa percepção de autoeficácia e eficácia coletiva sobre o Guia Alimentar.
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