Desenvolvimento e caraterização de molhos picantes de caqui inovadores: oportunidades para reduzir as perdas pós-colheita
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2025.84653Resumo
O período de colheita do caqui é curto e intenso, o que leva a uma considerável perda pós-colheita. Os produtos inovadores de caqui com um período de conservação prolongado, como os molhos, são uma estratégia para reduzir as perdas e estão em conformidade com abordagens potencialmente mais sustentáveis na indústria agrícola. O objetivo deste estudo foi desenvolver e caracterizar o molho picante de caqui (S1) e o molho picante de caqui com noz-moscada, cravo e canela (S2). O teor de umidade de S1 e S2 foi de 88,08±0,01 e 87,41±0,03%, respectivamente, com o mesmo pH de 4,2±0,12. As formulações dos molhos continham 18 e 6,3 g.100 g -1 de carboidrato e fibra, respectivamente. Os molhos apresentaram cor avermelhada e qualidade microbiológica adequada com coliformes termotolerantes <3 NMP.g-1, ausência de Salmonella sp e bolores e leveduras < 10 UFC.g-1. O teor de fenólicos foi maior em S2 (358,94 μg GAE g-1) do que em S1 (265,16 μg GAE g-1), enquanto o teor de flavonoides foi maior em S1 (729,6 μg RE g-1) do que em S2 (568,68 μg RE g-1). A atividade antioxidante pelo ensaio DPPH foi maior em S2 (IC50: 1.944,88 μg. mL-1) do que em S1 (IC50: 3.061,33 μg. mL-1), mas o mesmo em ABTS (IC50: 3.103,08 ± 413,89 μg. mL- 1) para ambos os molhos. O S2 (31 compostos) tem uma composição volátil mais rica do que o S1 (19 compostos). Por exemplo, os fenilpropanoides, como a como a elemicina, só foram detectados nas amostras S2. Os molhos de caqui apresentados neste estudo configuram-se como uma contribuição para o desenvolvimento de produtos agroecológicos com potenciais propriedades funcionais e benefícios sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carollyne Maragoni-Santos, Isabelle Santana, Leilson de Oliveira Ribeiro, Bárbara Moraes Mora, Beatriz de Araújo Cassane Martins , Camila Fereirra, Laiz Letícia Silva Cardoso , Lorena Morais Santos , Liliane Siqueira de Oliveira , Eliane Przytyk Jung, Ricardo Felipe Alves Moreira , Ana Elizabeth Cavalcante Fai

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.