Práticas de Educação Alimentar e Nutricional no âmbito do Programa de Alimentação Escolar em uma capital brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2025.76789

Palabras clave:

Alimentação Escolar, Educação Alimentar e Nutricional, Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação.

Resumen

Introdução: A Educação Alimentar e Nutricional, uma diretriz do Programa Nacional de Alimentação Escolar, contribui para a valorização da cultura alimentar, redução do desperdício de alimentos e promoção da alimentação saudável e sustentável. Objetivo: Descrever a trajetória das ações de Educação Alimentar e Nutricional no âmbito da Alimentação Escolar no município de São Paulo. Métodos: O presente trabalho caracteriza-se como um estudo original, na área temática de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva. Trata-se de um estudo transversal com abordagem quanti-qualitativa, incluindo coleta de dados relacionada às ações de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo. Os dados quantitativos foram coletados em 2018 e 2019 por meio de questionários on-line com as escolas. Os dados qualitativos foram coletados em 2021 através de entrevistas semiestruturadas com profissionais da área da Educação e Alimentação. Resultados: Em 2018 e 2019, participaram do estudo 1.659 e 2.037 escolas, respectivamente. A partir do teste de associação Wilcoxon-Mann-Whitney, verificou-se aumento significativo da frequência de ações de Educação Alimentar e Nutricional em 2019, entre as escolas participantes, em relação ao ano anterior (p <0,01). Em 2021, foram entrevistadas nove profissionais (nutricionistas, professoras, cozinheiras e gestoras escolares). Os dados revelam a necessidade da interdisciplinaridade para o desenvolvimento de tais ações nas escolas. Conclusão: Para o desenvolvimento da Educação Alimentar e Nutricional no âmbito da Alimentação Escolar, evidencia-se a importância de uma equipe de nutricionistas e pedagogas, com perspectivas em consonância, visando promover essas práticas nas escolas, bem como gestores que reconheçam sua importância.

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Biografía del autor/a

Vitória Maria do Nascimento Gonçalves Paes de Barros, Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Nutrição. São Paulo, SP, Brasil.

Nutricionista graduada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atuou como estagiária de Nutrição na Divisão de Educação Alimentar e Nutricional (DIEDAN) da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo entre os anos de 2018 a 2020, participando da organização de formações (cursos, seminários, oficinas etc.) voltadas a práticas de Educação Alimentar e Nutricional, destinadas a profissionais da Rede Municipal de Ensino, e da criação de instrumentos para monitoramento e levantamento de dados sobre as ações de EAN realizadas na Rede. Em 2024, concluiu a Residência Multiprofissional em Atenção Clínica especializada em Pediatria com Ênfase em Cardiopulmonar no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde desenvolveu atividades nas áreas de internação, ambulatório e produção/lactário do Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP.

Laura da Silva Dias Rahal, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Nutricionista graduada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto e em Saúde Coletiva pela Associação Brasileira de Nutrição. Atuou como nutricionista na área de alimentação escolar da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP) por 30 anos, com foco no planejamento e realização de formações dirigidas às cozinheiras escolares, equipe de apoio, professores e gestores no tema da alimentação escolar, educação alimentar e nutricional, hortas pedagógicas e sustentabilidade. Em 2021, aposentou-se pela PMSP e, atualmente, presta assessoria e participa de projetos relacionados à alimentação escolar.

Matilde Conceição Lescano Scandola, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Pedagoga graduada pela Universidade de Guarulhos, com especialização em liderança escolar pela Anhembi Morumbi e pós-graduada em recursos humanos pelo Centro Universitário FMU, em São Paulo. Cursou  “Planejamento de ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar” pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Profissional da área de educação há mais de 30 anos, atuou como professora e coordenadora em escola da rede privada de São Paulo por 17 anos; como  técnica na Divisão de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo por 11 anos; e como Diretora da Divisão de Educação Alimentar e Nutricional na Coordenadoria de Alimentação Escolar da Prefeitura do Município de São Paulo por 4 anos.

Daniela Bicalho, Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Nutrição. São Paulo, SP, Brasil.

Doutora e Mestra em Ciências pelo Programa de Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) (2022 e 2017). Pesquisadora na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição, especialmente com o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

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Publicado

2025-06-24

Cómo citar

1.
Barros VM do NGP de, da Silva Dias Rahal L, Conceição Lescano Scandola M, Bicalho D. Práticas de Educação Alimentar e Nutricional no âmbito do Programa de Alimentação Escolar em uma capital brasileira. DEMETRA [Internet]. 24 de junio de 2025 [citado 27 de junio de 2025];20:e76789. Disponible en: https://www.e-publicacoes.uerj.br/demetra/article/view/76789

Número

Sección

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva

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