Práticas de Educação Alimentar e Nutricional no âmbito do Programa de Alimentação Escolar em uma capital brasileira
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2025.76789Palabras clave:
Alimentação Escolar, Educação Alimentar e Nutricional, Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação.Resumen
Introdução: A Educação Alimentar e Nutricional, uma diretriz do Programa Nacional de Alimentação Escolar, contribui para a valorização da cultura alimentar, redução do desperdício de alimentos e promoção da alimentação saudável e sustentável. Objetivo: Descrever a trajetória das ações de Educação Alimentar e Nutricional no âmbito da Alimentação Escolar no município de São Paulo. Métodos: O presente trabalho caracteriza-se como um estudo original, na área temática de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva. Trata-se de um estudo transversal com abordagem quanti-qualitativa, incluindo coleta de dados relacionada às ações de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo. Os dados quantitativos foram coletados em 2018 e 2019 por meio de questionários on-line com as escolas. Os dados qualitativos foram coletados em 2021 através de entrevistas semiestruturadas com profissionais da área da Educação e Alimentação. Resultados: Em 2018 e 2019, participaram do estudo 1.659 e 2.037 escolas, respectivamente. A partir do teste de associação Wilcoxon-Mann-Whitney, verificou-se aumento significativo da frequência de ações de Educação Alimentar e Nutricional em 2019, entre as escolas participantes, em relação ao ano anterior (p <0,01). Em 2021, foram entrevistadas nove profissionais (nutricionistas, professoras, cozinheiras e gestoras escolares). Os dados revelam a necessidade da interdisciplinaridade para o desenvolvimento de tais ações nas escolas. Conclusão: Para o desenvolvimento da Educação Alimentar e Nutricional no âmbito da Alimentação Escolar, evidencia-se a importância de uma equipe de nutricionistas e pedagogas, com perspectivas em consonância, visando promover essas práticas nas escolas, bem como gestores que reconheçam sua importância.
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