VEGETARIANISMO
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2013.6609Resumo
Esta pesquisa conceitual se propõe a compilar diferentes aspectos que embasam a proposta do vegetarianismo de modo a mostrar a complexidade das relações estabelecidas nessa prática alimentar e cultural e estimular estudos empíricos nacionais. Adotou-se o método de revisão bibliográfica, utilizando autores de diferentes áreas. O artigo mostra as controvérsias que envolvem as pesquisas de adequação nutricional da dieta vegetariana e da relação vegetarianismo e prevenção de doenças, sinalizando a necessidade de coerência no perfil dos pesquisados e a multiplicidade dos conceitos de dieta saudável. As repercussões socioambientais do sistema convencional de criação animal endossam a necessidade de apoiar sistemas produtivos que promovam o bem-estar animal e a saúde e a de diminuir o consumo de carne na dieta. No âmbito das ciências sociais e da filosofia, o vegetarianismo aparece como uma prática cultural que abarca a complexidade das necessidades e escolhas humanas e recoloca em pauta o feminismo, o sexismo e a relação cultura-natureza. Essa tendência alimentar tende a ganhar cada vez mais adeptos, bem como a atenção dos especialistas que devem considerar essa perspectiva cultural do vegetarianismo, ampliando os parâmetros reducionistas de adequação nutricional vigentes na ciência da nutrição.
DOI: 10.12957/demetra.2013.6609
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.