Conhecimento e atuação de nutricionistas da alimentação escolar sobre dietas sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2021.60571Palavras-chave:
Dieta. Alimentação escolar. Nutricionista. Meio ambiente.Resumo
Introdução: Questões sobre sustentabilidade no Programa Nacional de Alimentação Escolar estão cada vez mais prementes e o profissional nutricionista é chave nesse processo. Objetivos: Verificar o conhecimento, as ações e a importância dada às dimensões das dietas sustentáveis de nutricionistas que atuam na alimentação escolar no sudoeste e oeste do estado do Paraná. Métodos: Trata-se de uma pesquisa transversal, feita a partir de questionário on-line sobre conhecimentos, importância e ações de sustentabilidade, respondido por 32 nutricionistas. Foi utilizado software PSPP para análises descritivas e teste de Mann Whitney. Resultados: Verificou-se que a maioria (62,5%) não teve formação acadêmica sobre o assunto e pondera não ter conhecimentos suficientes sobre dietas sustentáveis. Embora todos considerem de muita ou média importância os aspectos de sustentabilidade, a dimensão ambiental foi a que obteve menor percentual de “muita importância” (75%). Em relação às ações, observou-se que as que obtiveram maior aderência dos nutricionistas eram as relativas ao cumprimento de legislações e à economicidade. Encontrou-se associação significativa (p<0,05) entre a importância dada à dimensão econômica e a quantidade de ações propositivas de sustentabilidade realizadas pelos nutricionistas. Os dados demonstram que os profissionais que realizam mais ações sustentáveis tendem a ser aqueles mais preocupados com os aspectos econômicos do que propriamente com aspectos ambientais. Conclusão: Há necessidade de formação e sensibilização destes profissionais sobre dietas sustentáveis para que possam compreender melhor o que isso abrange e tenham mais clareza sobre as ações que devem realizar para alcançar a sustentabilidade, além de mais recursos financeiros para tal.
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