ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DO PÃO DE BATATA ISENTO DE GLÚTEN ENRIQUECIDO COM FARINHA DE CHIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2013.5646Resumo
Introdução: A doença celíaca é uma enteropatia autoimune causada em indivíduos com intolerância ao glúten, podendo resultar na má absorção de nutrientes. O tratamento consiste em uma dieta isenta desta proteína, conduzindo os celíacos à monotonia alimentar; assim, a doença celíaca tem sido objeto de estudos em busca de alternativas alimentares para indivíduos que sofrem desta enfermidade. A chia (Salvia hispanica L.) apresenta-se como opção para a formulação de produtos isentos de glúten, possuindo elevado valor nutricional, com alto teor de ácidos graxos polinsaturados, minerais, proteínas e fibras. Objetivo: Melhorar as propriedades nutricionais do pão de batata com recheio de ricota e alho-poró utilizando farinha de chia em sua composição. Métodos: Foram realizadas análises físico-químicas e sensoriais nas formulações padrão, com substituição da base amilácea por 25% e por 50% de farinha de chia. Resultados: Em relação à composição química, observou-se o aumento dos teores de umidade, cinzas e lipídios conforme a adição de um maior percentual de farinha de chia, o que era esperado devido às suas propriedades; já os dados da análise sensorial indicam que os produtos apresentaram boa aceitação, com Índice de Aceitabilidade (IA) maior que 70%, sendo a formulação com 25% de farinha de chia a mais aceita. Conclusão: Conclui-se que a adição de farinha de chia melhora as propriedades nutricionais do pão de batata, oferecendo assim uma nova variação de alimentos com caráter funcional e constituindo uma alternativa de alimento saudável que favorece a diversidade de produtos isentos em glúten.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.