AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA DIETA DE ESCOLARES POR SEUS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2013.5344Resumo
O objetivo deste trabalho foi caracterizar a avaliação dos pais e responsáveis quanto à qualidade da dieta de crianças matriculadas no 1° ao 5° ano, e sua associação com variáveis socioeconômicas, demográficas e comportamentos relacionados à saúde da criança e do responsável. Trata-se de estudo transversal com alunos da rede municipal de Itajaí, Santa Catarina, realizado de junho a agosto de 2011. O perfil socioeconômico, os hábitos relacionados à saúde e o comportamento alimentar foram avaliados por questionário estruturado e de frequência de consumo alimentar (QFCA). Foram avaliadas 523 crianças (89,9%), com idade média de 8,5 anos (+1,52 anos). Dos responsáveis, 19,3% (IC 95% 15,93; 22,8) avaliaram como negativa a qualidade da dieta dos escolares. Dentre as crianças que tiveram a dieta percebida pelo responsável como de melhor qualidade, observou-se maior frequência de realização do desjejum (6,1 versus 5,2 dias, p<0,001), e de maior número de refeições ao dia (5,5 versus 5,04, p=0,027 (IC 95%: 4,72; 5,37). Após análise ajustada, a realização de refeições habitualmente em frente à televisão, o consumo de frutas e hortaliças, a presença de constipação, o uso de medicamentos e a avaliação desfavorável da saúde infantil pelo responsável permaneceram associados à percepção mais negativa da dieta pelos pais. Neste estudo, os pais caracterizaram a melhor qualidade alimentar como aquela que contemplou mais alimentos de origem vegetal (alimentos protetores) e foi realizada mais vezes ao dia, associada à melhor avaliação da saúde infantil.
DOI 10.12957/demetra.2013.5344
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.