Relato de Experiência: percurso e desafios para adesão municipal ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Autores

  • Daniele Marano FIOCRUZ
  • Caroline Maria da Costa Morgado Prefeitura Municipal de Duque de Caxias
  • Amanda da Silva Franco Prefeitura Municipal de Duque de Caxias Solicito que o endereço de correspondência da autora Amanda Franco seja atualizado: franco.amandarj@gmail.com - 26/01/2021
  • Izabel Cristina Oliveira da Silva Joia Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2021.50901

Palavras-chave:

Segurança Alimentar e Nutricional. Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional. Intersetorialidade.

Resumo

Introdução: O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional possibilita a gestão intersetorial e participativa, e a articulação entre os entes federados para a implementação das políticas promotoras de Segurança Alimentar e Nutricional. Objetivos: Relatar a experiência municipal de Duque de Caxias-RJ para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e as principais perspectivas e desafios após essa conquista. Métodos e Resultados: No percurso para adesão ao sistema, os técnicos do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável realizaram ações para efetivação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional desde 2009, quando foi realizado o primeiro encontro com gestores municipais para mapear as ações, até 2015, quando foram publicadas a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional e a Lei do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Duque de Caxias revisadas. Além disso, foi realizado um encontro com secretários municipais visando criar a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, instância responsável pela elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Após árduo trabalho, Duque de Caxias formalizou a criação da Câmara e instituiu os membros de dez secretarias afetas ao tema. Em 2016, após esse longo percurso, o município obteve a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional de forma pioneira no Estado do Rio de Janeiro. Alcançada essa etapa, as principais expectativas foram o fomento à participação social, o fortalecimento da intersetorialidade juntamente com debate sobre a alocação de recursos municipais, e o acesso aos recursos federais. Conclusão: O cenário nacional mudou o que se refletiu nos demais entes federados. Mesmo diante de tantos desafios, ter (e manter) todas as instâncias que compõem o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em nível municipal é de extrema importância para a efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Marano, FIOCRUZ

Nutricionista, Doutora em Epidemiologia em Saúde Pública

Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/ Secretaria Municipal de Governo/ Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, Duque de Caxias, RJ, Brasil.

Caroline Maria da Costa Morgado, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

Nutricionista, Mestre em Saúde Coletiva.

Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/ Secretaria Municipal de Saúde/ Departamento de Nutrição, Duque de Caxias, RJ, Brasil.

Secretaria de Estado de Saúde/ SGAIS/ Superintendência de Atenção Primária à Saúde/ Área Técnica de Alimentação e Nutrição, RJ, Brasil.

Amanda da Silva Franco, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias Solicito que o endereço de correspondência da autora Amanda Franco seja atualizado: franco.amandarj@gmail.com - 26/01/2021

Nutricionista, Doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde.

Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/ Secretaria Municipal de Saúde/ Departamento de Vigilância em Saúde, Duque de Caxias, RJ, Brasil.

Izabel Cristina Oliveira da Silva Joia, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

Nutricionista, Doutora em Alimentação Nutrição e Saúde, Mestre em Saúde Coletiva, Professora/Assessora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do município de Duque de Caxias, RJ, Brasil.

Publicado

2021-03-16

Como Citar

Marano, D., Morgado, C. M. da C., Franco, A. da S., & Joia, I. C. O. da S. (2021). Relato de Experiência: percurso e desafios para adesão municipal ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 16, e50901. https://doi.org/10.12957/demetra.2021.50901

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva