A PERSPECTIVA DE REPRESENTANTES DE POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS SOBRE OS RÓTULOS DE ALIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.29571Palavras-chave:
Rotulagem de Alimentos. Vigilância Sanitária. Promoção da Saúde. Alimentação saudável.Resumo
Objetivo: Conhecer a perspectiva dos representantes de políticas públicas federais sobre os rótulos de alimentos no Brasil. Metodologia: Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, na qual foram entrevistados, em 2016, representantes de instituições responsáveis pela elaboração e revisão das regulamentações sobre rotulagem geral e nutricional de alimentos no Brasil. O tratamento dos dados foi realizado por meio da técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os entrevistados consideraram o rótulo de alimentos como direito à informação e salientaram avanços como a obrigatoriedade da rotulagem nutricional. Citaram entraves que tornam o processo regulatório moroso, como o trâmite de padronização da legislação junto aos países do Mercosul, informações excessivamente técnicas e os conflitos de interesses, incluindo o lobby das indústrias. Entre os desafios, foi salientada a necessidade de estabelecer uma relação mais próxima entre nutrientes e ingredientes e a adoção de um modelo de rotulagem nutricional frontal para disponibilizar a informação nutricional de forma clara e resumida. Conclusões: Estes resultados poderão subsidiar os profissionais que atuam direta ou indiretamente com os consumidores na elaboração de estratégias que os auxiliem na escolha alimentar por meio da rotulagem nutricional e lista de ingredientes, com vistas à promoção da saúde e à melhoria da qualidade de vida.
DOI: 10.12957/demetra.2017.29571
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.