JOGOS DE NUTRIÇÃO E A INVENTIVIDADE DAS CRIANÇASPRATICANTES

Autores

  • Maria da Glória Pinheiro Rezende Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Duque de Caxias
  • Eliane de Abreu Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Inês Barbosa de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28674

Palavras-chave:

Alimentação. Crianças. Currículos.

Resumo

Neste artigo temos como objetivo desinvisibilizar as “artes de fazer” das criançaspraticantes em uma experiênciaprática do cotidiano da oficina “Corpo, Cor e Sabor”, no Núcleo de Arte Leblon da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Essa oficina tem como proposta desinvisibilizar os currículos pensadospraticados, bem como as redes de saberes, fazeres, valores e crenças em alimentação, nutrição e saúde das criançaspraticantes do terceiro ano do ensino fundamental. Neste percurso metodológico, somos agenciados pelo pensamento de Paulo Freire, Certeau, Nilda Alves, Carlo Ginzburg, Inês Barbosa de Oliveira e Boaventura de Sousa Santos. Burlar as regras e inventar maneiras outras de jogar os jogos educativos são astúcias das crianças que não se reconhecem nas estratégias educacionais prescritivas e normativas. As criançaspraticantes, ao subverterem e ressignificarem os artefatos oficiais, produziram os currículos pensadospraticados nos cotidianos das escolas. Esperamos que, ao desinvisibilizarmos esses fazeressaberes, possamos instigar o exercício da ecologia de saberes na elaboração desses instrumentos e nas práticas educativas dentrofora das escolas.

DOI: 10.12957/demetra.2017.28674

 

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Biografia do Autor

Maria da Glória Pinheiro Rezende, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

Doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde.

Professora da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias.

Eliane de Abreu Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Nutricionista. Professora Associada do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Inês Barbosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pedagoga. Professora Associada da Faculdade de Educação - UERJ

Publicado

2017-11-04

Como Citar

1.
Rezende M da GP, Soares E de A, de Oliveira IB. JOGOS DE NUTRIÇÃO E A INVENTIVIDADE DAS CRIANÇASPRATICANTES. DEMETRA [Internet]. 4º de novembro de 2017 [citado 1º de maio de 2025];12(4):1101-1. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/demetra/article/view/28674

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE