DESENVOLVIMENTO DE UM QUESTIONÁRIO DE FREQUÊNCIA ALIMENTAR PARA POPULAÇÕES QUILOMBOLAS DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.23266Palavras-chave:
Questionário de frequência alimentar. Doenças crônicas. Populações vulneráveis. Consumo de alimentos.Resumo
Objetivo: desenvolver um questionário de frequência alimentar para investigar o consumo alimentar de adultos pertencentes a comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul. Métodos: O questionário de frequência alimentar foi elaborado com base na aplicação prévia de recordatório alimentar de 24 horas de um estudo transversal realizado em 2011, com amostra representativa da população em estudo. Foram coletados 589 recordatórios, gerando uma lista de 163 itens alimentares. Destes, foram selecionados aqueles com frequência de aparecimento de pelo menos 5%, além dos que apresentaram contribuição percentual para a ingestão de energia e dos nutrientes de interesse no estudo. Resultados: os alimentos mais consumidos pela população quilombola foram: arroz, óleo de soja, café, feijão, pães, açúcar e carne bovina. O alimento com maior contribuição para a ingestão calórica e de sódio foi o pão caseiro. Para a ingestão de proteína, a carne bovina. Para os lipídeos, o óleo de soja. Para as fibras e potássio, o feijão. E para a vitamina C, a laranja. A lista final do questionário de frequência alimentar contém 65 itens alimentares. Conclusões: O presente estudo contribui para a identificação dos hábitos alimentares das comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul.
DOI: 10.12957/demetra.2016.23266
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.