PISTAS IMPLÍCITAS E OBESIDADE: ESTRATÉGIAS DE PROTEÇÃO CONTRA O MARKETING DE ALIMENTOS

Autores

  • Isabel Antunes David Instituto Biomédico. Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil
  • Laura Krutman Instituto Biomédico. Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil
  • Jéssica Rocha de Andrade Instituto de Psiquiatria. Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Renata Lopes Araújo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Filipe Braga Instituto de Psiquiatria. Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira. Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Fábio da Silva Gomes Unidade Técnica de Alimentação, Nutrição e Câncer. Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), Ministério da Saúde, RJ, Brasil Department of Nutrition, Food Studies, and Public Health, New York University, NY, USA
  • Mirtes Garcia Pereira Instituto Biomédico. Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.
  • Leticia de Oliveira Instituto Biomédico. Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.
  • Sonia Gleiser Instituto de Psiquiatria. Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • M. Carmen Fernández-Santaella Facultad de Psicología, Universidad de Granada, GR, Espanha
  • Rafael Delgado Facultad de Psicología, Universidad de Granada, GR, Espanha
  • Eliane Volchan Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil Instituto de Psiquiatria. Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.21777

Palavras-chave:

obesidade, marketing, publicidade de alimentos, mecanismos de defesa, propaganda, psicologia, neurobiologia, saúde pública.

Resumo

A proteção contra o marketing de alimentos não saudáveis constitui importante estratégia de controle da obesidade e de doenças crônico-degenerativas. A indústria de alimentos aplica técnicas de neuromarketing como forma de persuasão implícita e promoção dos seus produtos, assim torna-se urgente a aplicação deste conhecimento no âmbito das estratégias de defesa, aumentando suas chances de sucesso. Propõe-se, com base em diversos estudos já realizados, agregar o conhecimento científico interdisciplinar na fundamentação teórica das ações públicas voltadas para a promoção da alimentação saudável.

DOI: 10.12957/demetra.2016.21777

 

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Biografia do Autor

Isabel Antunes David, Instituto Biomédico. Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

Departamento de Fisiologa e Farmacologia. Laboratório de Neurofisiologia do Comportamento.

Publicado

2016-05-31

Como Citar

1.
David IA, Krutman L, de Andrade JR, Araújo RL, Braga F, Gomes F da S, et al. PISTAS IMPLÍCITAS E OBESIDADE: ESTRATÉGIAS DE PROTEÇÃO CONTRA O MARKETING DE ALIMENTOS. DEMETRA [Internet]. 31º de maio de 2016 [citado 2º de maio de 2025];11(2):383-98. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/demetra/article/view/21777

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE