COMER, NADAR, CAMINHAR E BRINCAR: O PIQUENIQUE DO GINÁSIO SANTA CATARINA (1906-1918)
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.16083Palavras-chave:
comer, brincar, caminhar, piqueniqueResumo
Comer, nadar, caminhar e brincar tratam da busca de evidências que alargam as relações que envolvem o corpo que come. Este estudo se fez através da prática do piquenique na Ilha de Santa Catarina, entre 1906 a 1918. O local de estudo é o Ginásio Santa Catarina, educandário jesuítico das elites catarinenses. Foi utilizado um amplo acervo documental. Do educandário: diários dos padres, relatórios oficiais do colégio, e fotografias do seu acervo, além de notícias em jornais de época e historiografias sobre o tema envolvendo lazer na cidade. Este é um trabalho historiográfico respaldado em autores da Antropologia, História e Filosofia, cujo objetivo foi promover o diálogo com o campo da Alimentação e Nutrição de modo interdisciplinar. Nesse sentido, entendemos possibilidades para ampliar a construção dos conhecimentos deste campo a partir de aportes teórico-metodológicos das Ciências Humanas. Como resultado do estudo, discutimos que práticas alimentares podem tanto fomentar a construção de novas sensibilidades, como no caso do nascimento da prática do piquenique em Florianópolis no início do século XX, quanto potencialmente favorecer a experiência lúdica sob as formas das brincadeiras do corpo que come no ritual que envolve esforço físico. Podemos ainda inferir que há, na brincadeira que envolve corpo e comida, um processo criativo, sensorial e estético. Em suma, o comer participaria, para além dos teores de nutrientes, das relações de saber, de poder e ética nos modos de condução de si mesmo e dos outros.
DOI: 10.12957/demetra.2016.16083
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.