de chrónos à aión – onde habitam os tempos da infância?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56866

Palavras-chave:

Tempos da infância, Crianças, Educação infantil, Filosofia da Educação, Pedagogia da infância

Resumo

O presente artigo faz uma reflexão sobre os tempos da infância a partir das palavras chrónos, kairós e aión, que os gregos utilizam para conceituar tempo. Dialogamos com diferentes autores, como Hoyuelos (2020), Kohan (2007, 2009, 2018), Parrini (2016) e Aguilera et al. (2020), que têm se debruçado sobre a importância do tempo para a experiência, o protagonismo e os processos de criação das crianças. Refletimos sobre que tempos são possíveis quando pensamos nas crianças e em suas infâncias. Seria um tempo contínuo e cronológico, um tempo da oportunidade do instante e/ou intenso, aiónico? Seria possível abrir espaço na escola para outras temporalidades quando esta se apresenta imersa em um tempo cronológico, marcado pela organização dos tempos pedagógicos que estruturam as rotinas na Educação Infantil? Afinal, onde habitam os tempos da infância? Assim, por meio de pesquisa bibliográfica, fizemos uma relação entre tempo, Filosofia e Pedagogia da Infância, com o intuito de buscar um entendimento sobre os tempos da infância e as outras possibilidades de relação entre a criança e a temporalidade, no contexto escolar. Desse modo, concluiu-se que o tempo da criança é o tempo aiônico da experiência. É pela via da experiência com a brincadeira, com o movimento e com as expressões de suas múltiplas linguagens que pode ser possível habitar os tempos da infância. Quem sabe essa seja a rota de fuga para que as crianças não venham a sucumbir, como nós adultos, ao tempo chrónos da existência.

Biografia do Autor

janice débora de alencar batista araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Docência na Educação Infantil (UFC) e graduada em Pedagogia (UFC). Professora da Rede Pública Municipal de Fortaleza, Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, formação de professores, práticas pedagógicas  e cultura(s) da(s) infância(s).

rebeka rodrigues alves da costa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Alfabetização pela Faculdade 7 de Setembro – FA7. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, formação de professores, ludicidade e cultura(s) da(s) infância(s).

ana maria monte coelho frota, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-doutora - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); doutora em Psicologia. Escolar e do Desenvolvimento Humano - Universidade de São Paulo (USP); mestra em Educação - Universidade Federal do Ceará (UFC); graduada em Psicologia - UFC. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC.

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Publicado

2021-05-02

Como Citar

araújo, janice débora de alencar batista, costa, rebeka rodrigues alves da, & frota, ana maria monte coelho. (2021). de chrónos à aión – onde habitam os tempos da infância?. Childhood & Philosophy, 17, 01–24. https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56866

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artigos

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