efeitos do programa de filosofia para crianças através do método da comunidade de investigação para o melhoramento das habilidades de relação interpessoal em estudantes do ensino fundamental

Autores

  • mehrnoosh hedayati
  • yahya ghaedi

Palavras-chave:

philosophy for children, community of inquiry, interpersonal relationship

Resumo

Para investigar o efeito do método da comunidade de investigação para o melhoramento das habilidades de relação interpessoal, baseado na teoria e prática de Matthew Lipman, foi projetado e conduzido um experimento em Tehran entre estudantes de terceiro, quanto e quinto ano do ensino fundamental. Cento e noventa estudantes (noventa e seis meninos e noventa e três meninas) foram selecionados e divididos em grupo experimental (oitenta e oito membros) e grupo de controle (cento e dois membros). Durante doze sessões de noventa minutos cada uma, ensinou-se ao grupo experimental com base na metodologia da comunidade de investigação. As habilidades de relação interpessoal foram medidas segundo o questionário de Ardly & Asher. Os resultados mostraram que as médias tanto do grupo de controle como experimental não tinham nenhuma diferença significativa. Contudo, os resultados do pré-teste e do pós-teste, tanto de um grupo quanto de outro, mostraram que as médias nas pontuações do pós-teste para as habilidades de relacionamento interpessoal cresceram no grupo experimental, enquanto que se mantiveram o mesmo no grupo de controle: a média do grupo experimental foi mais alta do que a do grupo de controle. Para investigar a persistência desse efeito, os estudantes foram novamente controlados quatro meses depois, e os resultados se mostraram estáveis. Por tanto, este estudo semi-experimental tem mostrado que o método da comunidade de investigação tem afetado positivamente as habilidades de relação interpessoal no grupo experimental de meninas e meninos, com efeitos que se prolongam por, pelo menos, quatro meses depois das ações realizada

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-28

Como Citar

HEDAYATI, Mehrnoosh; GHAEDI, Yahya. efeitos do programa de filosofia para crianças através do método da comunidade de investigação para o melhoramento das habilidades de relação interpessoal em estudantes do ensino fundamental. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. pp. 199–217, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20596. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

experiências