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facilitating philosophical dialogue in the presence of guarded faith

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2025.90478

Palavras-chave:

critical thinking, caring thinking, interpersonal communication, faith and philosophy, community of philosophical inquiry

Resumo

Este artigo analisa o caso de participantes religiosos que se negam a submeter suas crenças ao debate em geral e ainda menos à investigação filosófica. Denomino essa modalidade de fé como fé cautelosa. Não considero a fé cautelosa como um mero desafio derivado das práticas de FcC em um contexto global, mas como uma oportunidade para refletir e refinar as concepções dos facilitadores sobre os objetivos e valores gerais da comunidade de investigação filosófica (CIF). Após delinear as características salientes da fé cautelosa, mostro o porquê ela requere uma prática de pensamento crítico-cuidadoso. Defendo uma concepção sólida do pensamento crítico-cuidadoso como uma habilidade que não pode ser reduzida meramente ao pensamento crítico nem ao pensamento cuidadoso pura e simplesmente. Através das lentes do pensamento crítico-cuidadoso, examino a universalidade da noção de “visita”, de Ann Sharp, como um modelo para o relacionamento entre os participantes da CIF. A principal pergunta aqui é: Deve a fé cautelosa desqualificar indivíduos para participar na CIF? Sob a luz do modelo de “visita” de Sharp, a fé cautelosa apresenta desafios complicados ao facilitador, ameaçando enfraquecer os objetivos da investigação. No entanto, defendo que o modelo de Sharp deve ser experimentado a partir de uma abordagem mais ampla; uma que leve em conta, com seriedade, as determinações epistêmicas, afetivas e metaéticas da fé cautelosa. Em vez de “visitas”, a comunidade de investigação deve adotar uma ética de “abrir espaço” quando confrontada pelos desafios da fé cautelosa, evitando excluir os crentes cautelosos que podem estar interessados na investigação cautelosa e mantendo o delicado equilíbrio entre os objetivos da investigação e os objetivos da comunidade, que é indiscutivelmente um valor universal da prática de FpC/CIF. Como resultado, aos conceitos de Sharp de “Visitante”, “Assimilador” e “Viajante”, adiciono e recomendo um outro: o Vizinho. Em conclusão, destaco as implicações desse modelo alternativo para o facilitador e para o participante, também sugerindo algumas questões de pensamento crítico-cuidadoso para guiar as sessões de FpC/CIF, se e quando necessário.

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Biografia do Autor

Hamad Al-Rayes, Bahrain Institute of Banking and Finance (BIBF)

Hamad Mohamed Al-Rayes is a Senior Lecturer at the Bahrain Institute of Banking and Finance (BIBF), where he teaches critical thinking and business ethics. He is a certified Philosophical Educator by the Baseera Institute (Saudi Arabia) and DialogueWorks (UK). He is currently overseeing the translation of the Lipman-Sharp P4C curriculum into Arabic.

 

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Publicado

2025-09-30

Edição

Seção

artigos