uma conversa on-line no youtube sobre paternidade e adoção
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2025.90385Palavras-chave:
conversa, paternidade, grupo de apoio à adoção, criança, educaçãoResumo
resumo
Saulo Xavier de Brito Amorim e Luiz Schettini Filho, engajados no movimento dos Grupos de Apoio à Adoção (GAA), conversam no YouTube sobre a gestação das paternidades, os processos de habilitação e adoção e a produção do conhecimento no campo da adoção de crianças e adolescentes. Dilton Ribeiro Couto Junior e Tania Lucía Maddalena, pesquisadores do campo de estudos em cibercultura, abrem e encerram o texto com a intenção de apresentar as potencialidades da conversa on-line como modo de aprender-ensinar-pesquisar com o outro. Perseguimos boas perguntas porque também buscamos boas respostas, capazes de enriquecer a reflexão coletiva. Entendemos a conversa como fruto de uma relação dialógica em que todas/os as/os conversantes são incentivadas/os a perguntar; consequentemente, apostamos no dinamismo comunicacional da conversa como um modo de pesquisar em parceria com o outro. Com o digital em rede, temos a oportunidade de compartilhar nossas produções com o mundo e oportunizar que internautas possam atribuir novos sentidos sobre o que inicialmente foi discutido, ampliando ainda mais a discussão sobre o tema da paternidade e da adoção. Não há roteiro predeterminado para ser pai, mas constantes aprendizagens-ensinamentos decorrentes da relação afetiva estabelecida com a criança. Adotar é se abrir para o outro, é sair do lugar de conforto e adentrar o campo do inesperado e do irrepetível, pelo desejo de constituir em família.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. El peligro de una historia única. Barcelona: Penguin Ranbom House, 2018.
ANDRADE, Raylla Pereira de; COSTA, Nina Rosa do Amaral; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Significações de paternidade adotiva: Um estudo de caso. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 16, p. 241-252, 2006.
BARLETTA, Gaetano. L’adozione: cosa sapere, cosa fare. Torino: SEI, 1987.
BARLETTA, Gaetano. Il figlio altrui. Realtà e dinamica dell'adozione. Torino: SEI, 1991.
CARVALHO, Felipe; PIMENTEL, Mariano. Desculpa a interrupção, professor, eu nem sei se eu poderia te interromper: quais os sentidos da conversação em aula? Periferia, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 127-148, 2022. Disponível em: https://bit.ly/3GAdcGl. Acesso em: 10 jan. 2023.
COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; FERREIRA, Helenice Mirabelli Cassino; OSWALD, Maria Luiza Magalhães Bastos. Compartilhando experiências sobre o “armário”: as conversas online como procedimento metodológico da pesquisa histórico-cultural na cibercultura. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v. 6, n. 1, p. 23-34, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2zRX7KV. Acesso em: 26 out. 2017.
COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; TEIXEIRA, Marcelle Medeiros; MADDALENA, Tania Lucía. O meme como inventividade metodológica no ensino remoto pandêmico: por que não? Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v. 12, n. 1, p. 53-68, 2023. Disponível em: https://bit.ly/3m1EKhA. Acesso em: 4 abr. 2023.
FERRAROTTI, Franco. História e histórias de vida: o método biográfico nas Ciências Sociais. Natal: EDUFRN, 2014.
FREIRE, Fernando (org.). Abandono e Adoção: contribuições para uma cultura da adoção. Rio de Janeiro: Terra dos Homens, 2001.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://bit.ly/1ryFC8Q. Acesso em: 10 mar. 2017.
LEMOS, André. A tecnologia é um vírus: pandemia e cultura digital. Porto Alegre: Sulina, 2021.
LISPECTOR, Clarice. Água viva. 13. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1994.
MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
MEAD, Margaret. Macho e fêmea: um estudo dos sexos num mundo em transformação. Petrópolis: Vozes, 1971.
MEYER, Dagmar Estermann. Abordagens pós-estruturalistas de pesquisa na interface educação, saúde e gênero: perspectiva metodológica. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza, 2014. p. 49-63.
MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2014.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. p. 25-47.
RANK, Otto. O trauma do nascimento e seu significado para a psicanálise. São Paulo: Cienbook, 2016.
RIBEIRO, Tiago. Conversa. In: REIS, Graça; OLIVEIRA, Inês Barbosa de; BARONI, Patrícia (orgs.). Dicionário de pesquisa narrativa. Rio de Janeiro: Ayvu, 2022, p. 92-97.
RIBEIRO, Tiago; SAMPAIO, Carmen Sanches; SOUZA, Rafael de. Investigar narrativamente a formação docente: no encontro com o outro, experiências. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 135-154, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2VrQPdq. Acesso em: 4 abr. 2019.
RIBETTO, Anelice. Experiência, experimentações e restos na escrita acadêmica. In: CALLAI, Cristiana; RIBETTO, Anelice (orgs.). Uma outra escrita acadêmica. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016. p. 58-67.
SAMPAIO, Carmen Sanches; RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de. Conversa como metodologia de pesquisa: uma metodologia menor? In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018. p. 21-40.
SANTOS, Edméa. Formação de professores e cibercultura: novas práticas curriculares na educação presencial e a distância. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 11, n. 17, p. 113-122, 2002. Disponível em: https://abrir.link/yIiQwAcesso em: 12 abr. 2019.
SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antonio (orgs.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicos. Rio de Janeiro: Wak, 2010. p. 29-48.
SCHETTINI FILHO, Luiz. Compreendendo o filho adotivo. Recife: Bagaço, 1995.
YEDAIDE, María Marta; PORTA, Luís. Narrativa como forma de conhecer as experiências de mundo. In: REIS, Graça; OLIVEIRA, Inês Barbosa de; BARONI, Patrícia (orgs.). Dicionário de pesquisa narrativa. Rio de Janeiro: Ayvu, 2022. p. 241-248.