a philosophy with children for venezuela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2025.88624

Palavras-chave:

filosofia com crianças, república bolivariana da venezuela, formação para a liberdade, cidadania

Resumo

Na Alegoria da caverna de Platão, os prisioneiros só veem e conhecem as sombras projetadas perante eles. Esse texto é frequentemente utilizado para entender o idealismo platônico e para ilustrar as dificuldades que um prisioneiro liberto enfrenta ao se mover em direção à luz do sol fora da caverna, que o permite ver a realidade de um mundo que ele nem sequer podia imaginar.  A Filosofia se apresenta como uma ferramenta de conhecimento e libertação, a qual permite ao homem libertar-se das correntes da ignorância e opressão; mas, paradoxalmente, os benefícios dessa disciplina foram pensados para poucas pessoas; apenas um prisioneiro é capaz de se libertar, e, se ele retorna à caverna para contar tudo que viveu fora dela, os outros prisioneiros podem até matá-lo, caso se atreva a tirá-los de suas correntes. Séculos depois, em tempos de modernidade, n’O Conflito das Faculdades, Immanuel Kant (1798) limita o alcance da filosofia ao domínio dos especialistas que trabalham nas universidades, apresentando objeções severas à possibilidade da disciplina ser expressada além dos muros de tais instituições. A República Bolivariana da Venezuela se uniu ao objetivo da Cátedra UNESCO da Universidade de Nantes, visando contribuir ao desenvolvimento de práticas filosóficas com crianças. Então, este artigo busca apresentar como, em um país latino-americano, nas atuais condições atravessadas pela sociedade venezuelana, é possível pensar em formar a liberdade cívica das novas gerações de venezuelanos, completando a rota platônica de sair da sombra da opinião à luz da verdade. Investigação alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 10 e 16,  por destacar a necessidade de reduzir as desigualdades no campo de estudo da filosofia e a urgência de formar uma nova geração de cidadãos comprometidos com a paz e a participação, típicas de uma democracia sustentável ao longo do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

maría concepción rodríguez-toro, Universidad Metropolitana

Profesora del Departamento de Estudios Políticos

Investigadora en tres áreas: *Epistemología y Ética de la Educación, *Fundamentación Epistemológica de la Filosofía para Niños, *La Filosofía para Niños: Una educación para la libertad. 

Referências

Abel, G. (2005). La Philosophie avec les enfants, entre patience et urgence : Du paradoxe au défi. Childhood & Philosophy, 1(2), 309–332. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=512051703002

Andrade, S. (2005). Buscando contenidos propios en la filosofía con niños: la construcción de la subjetividad escolar. Childhood & Philosophy, 1(2), 555-572. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=512051703012

Andrade, S., (2017). Filosofar en la peligrosa infancia. Artilugio, 3, 71–80. https://doi.org/10.55443/artilugio.n3.2017.17821

Calvert, K., Förster, M., Hausberg, A., Meerwaldt, D., Nevers, P., Paarmann, S., & Sprod, T. (2017). Philosophizing with Children in Science and Mathematics Classes. In M. Rollins, J. Haynes, & K. Murris (Eds.), The Routledge International Handbook of Philosophy for Children (pp. 191–199). Routledge.

Cassidy, C. (2012). Philosophy with Children: Learning to live well. Childhood & Philosophy, 8(16), 243–264. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=512051607002

Chirouter, E. (2015). L’enfant, la littérature et la philosophie. Childhood & Philosophy, 11(22), 377–393. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=512051495012

Collins, Randall (1998). The Sociology of Philosophies: A Global Theory of Intellectual Change. Harvard University Press.

Hoyos Valdés, D. (2010). Filosofía para niños y lo que significa una educación filosófica. Discusiones Filosóficas, 11(16), 149–167

Elicor, P. (2016). Rethinking Education: Matthew Lipman’s Pedagogical Model. Tambara, 33(1), 43–58.

Elicor, Peter (2019). Philosophical inquiry with indigenous children: an attempt integral indigenous forms of knowledge in philosophy for/with Children Research. Childhood & Philosophy, 15, 1–22. https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42659

Freire, P. (2002). La Pedagogía del Oprimido. Siglo Veintiuno.

Glaser, J., & Rollins, M. (2017). Education, Identity Construction and Cultural Renewal: The Case of Philosophical Inquiry with Jewish Bible. In M. Rollins, J. Haynes, & K. Murris (Eds.), The Routledge International Handbook of Philosophy for Children (pp. 180–188). Routledge.

Gómez, M. (2015). ¿Una filosofía para y con niños, desde textos chilenos y latinoamericanos? In J. Álvarez & C. Guerra (Eds.), Hacer Filosofía con Niños y Niñas (pp. 125–136). Instituto de Filosofía, Universidad de Valparaíso.

González Galván, H. (2014). Filosofía para/con Niños: acotaciones hermenéuticas y ejercicio de aplicación. Haser, 5, 127–148.

Kant, I. (2004). El conflicto de las facultades. Losada.

Kizel, A. (2014). “Life goes on even if there's a gravestone”: Philosophy with children and adolescents on virtual memorial sites. Childhood & Philosophy, 10(20), 421–443.

Kizel, A. (2019). Enabling Identity as an Ethical Tension in Community of Philosophical Inquiry with Children and Young Adults. Global Studies of Childhood, 9(2), 145–155. https://philpapers.org/archive/KIZKA-3.pdf

Kizel, A. (2021). The facilitator as self-liberator and enabler: ethical responsibility in communities of philosophical inquiry. Childhood and Philosophy, 17, 1-20. http://dx.doi.org/10.12957/childphilo.2021.53450

Kohan, W. (2000). Filosofía e Infancia. La pregunta por sí misma. In. Kohan, W. & Waksman, V.(Eds.), Filosofía para Niños. Discusiones y Propuestas (pp. 11–24). Novedades Educativas.

Kohan, W., & Masschelein, J. (2015). ¿Pedagogo? ¿Filósofo? Un ejercicio de pensar juntos. In J. E. Pérez, J. P. Álvarez, & C. G. Araya (Eds.), Hacer filosofía con niños y niñas. Entre educación y filosofía (pp. 59–89). Valparaíso.

Macías, J. (2015). “Acuarelas filosóficas”: Reflexiones en torno a la planificación en Filosofía con niños/as. In J. E. Pérez, J. P. Álvarez, & C. G. Araya (Eds.), Hacer filosofía con niños y niñas. Entre educación y filosofía (pp. 101–114). Valparaíso.

Moscoso, L., & Díaz, L. (2018). Aspectos éticos en la investigación cualitativa con niños. Revista Latinoamericana de Bioética, 18(1), 51–67. https://doi.org/10.18359/rlbi.2955

Paredes, N. (2023, January 30). Venezuela: cómo se vive el repunte económico en Petare, el barrio pobre más grande del país. BBC. https://www.bbc.com/mundo/noticias-america-latina-64064102

Plato (2007). Republic. Penguin Classic.

Platón (1987). Theaetetus. Penguin Classic.

Rodríguez-Toro, M. (2022). Fundamentación Epistemológica de una Filosofía para Niños. [Epistemological Foundation of a Philosophy for Children] [Unpublished doctoral dissertation] Universidad Católica Andrés Bello.

Rodríguez-Toro, M. (2024). Le Petit Prince as a Didactic Resource in Philosophy for Children. The International Journal of Early Childhood Learning, 31(2), 1–24. 10.18848/2327-7939/CGP/v31i02/1-24

Russell, B. (n.d.). The problems of philosophy. https://www.gutenberg.org/files/5827/5827-h/5827-h.htm

Santos, M. (2017). Fazendo leituras de textos sobre filosofia para crianças e jovens. childhood & philosophy, 13(27), 401–405.

Silva, J. S. (2022). Epistemological Foundation of Philosophy for Children [Unpublished doctoral thesis]. Universidad Católica Andrés Bello.

Schütz, J, & Fuchs, C. (2018). Filosofia para (com) crianças: aproximações e possibilidades outras. Revista Latinoamericana de Filosofía de la Educación, 5(9), 27–40.

Tejeda, C., Cruzat, M., Herrera, J., & Ávila, M. (2015). Repensar la concepción de la infancia desde la educación parvularia aportes ético-ciudadanos para la enseñanza de la filosofía con niños y niñas. In R. M. A. Gómez & O. N. Kröyer (Eds.), Pensar, dialogar y reflexionar juntos desde la Filosofía: desafíos pendientes en la Escuela (pp. 221–242). RIL Editores.

Tozzi, M. (2005). Problématique Du Colloque. Les Pratiques De Discussion À Visée Philosophique. A L’école Primaire Et Au College:Enjeux Et Spécificités. Childhood and Philosophy, 1(1), 201-234.

UCAB. (2023). Encovi 2023. https://www.proyectoencovi.com/

UNESCO (1998). Introducing Children to Philosophy: The Meeting of 26-27 March 1998. In Philosophie: lettre d'information de la Division de la philosophie de l'UNESCO. UNESCO.

UNESCO. (2005). Informe del director general relativo a una estrategia intersectorial sobre la filosofía. UNESCO. http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001386/138673s.pdf

UNESCO. (2007). La Philosophie, Une École de la Liberté. Enseignement de la philosophie et apprentissage du philosopher: État des lieux et regards pour l‘avenir. UNESCO. http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001536/153601f.pdf

UNICEF, 2016. The United Nations Convention on the Rights of the Child. London https://www.unicef.org.uk/wp-content/uploads/2016/08/unicef-convention-rights-child-uncrc.pdf

Virtuoso, J. (2021). América Latina nuevamente es puesta a prueba. In J. Virtuoso (Ed.), Crisis y Desencanto con la Democracia en América Latina (pp. 14–18). Universidad Católica Andrés Bello.

Publicado

2025-02-24

Como Citar

RODRÍGUEZ-TORO, María concepción. a philosophy with children for venezuela. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 21, p. 01–30, 2025. DOI: 10.12957/childphilo.2025.88624. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/88624. Acesso em: 13 jul. 2025.

Edição

Seção

dossier: “philosophy with children across boundaries”