o presente e o futuro de fazer filosofia com crianças
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.78673Palavras-chave:
infância, filosofia para crianças, filosofia com crianças, infantilismo, adultismoResumo
Este artigo é uma introdução ao dossiê “o presente e o futuro do fazer filosofia com crianças”, cuja inspiração surgiu a partir de uma conferência do mesmo tema que ocorreu na University College Dublin em 24 de junho de 2022. A conferência, que tinha como objetivo defender a importância de envolver estudantes pré-universitários no pensamento filosófico, também funcionou como um fórum onde os participantes podiam refletir criticamente na prática do fazer filosofia com crianças. Os participantes foram convidados a refletir sobre: 1) como a filosofia prepara as crianças para participarem de um mundo cada vez mais complexo; 2) os desafios futuros do movimento FpcC; 3) de quais formas e em que dimensão a prática de FpcC contribui para a descolonização dos discursos sobre a infância; 4) de quais formas e em que dimensão a iniciativa da filosofia com crianças aborda problemas de injustiça epistêmica e de desigualdades educacionais e sociais. Construído a partir de discussões que ocorreram durante e após a conferência, os autores interrogam, neste dossiê, a oposição hierárquica entre crianças e adultos, e lançam um olhar crítico aos pressupostos adultistas que impedem que as iniciativas de Filosofia para/com Crianças alcancem seu potencial completo.
Downloads
Referências
Biswas, T. and Wall, J. (2023). Childist theory in the humanities and social sciences. Child Soc, 37: 1001-1004. https://doi.org/10.1111/chso.12738
Derrida, J. (2008). Marx and Sons. In Michael Sprinker (ed.) Ghostly Demarcations: A Symposium on Jacques Derrida's "Specters of Marx" (pp. 213-269). London: Verso.
Duhn, I. (2016). Speculating on childhood and time, with Michael Ende’s Momo (1973). Contemporary Issues in Early Childhood, 17(4), 377–386. https://doi.org/10.1177/1463949116677922
Goode, D. (1986). Kids, cultures, and innocents. Human Studies, 9, 85-106.
Haynes, J. & Murris, K. (2021). right under our noses: The postponement of children's political equality and the NOW. childhood & philosophy, 17, 1-21. https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.55060
Kennedy, D. & Kohan, W. O. (2017). Childhood, Education, and Philosophy: A Matter of Time. In M. R. Gregory, J. Haynes, K. Murris (Eds.). The Routledge International Handbook of Philosophy for Children (pp. 46-52). London: Routledge.
Kennedy, D. (2010). Philosophical Dialogue with Children: Essays on Theory and Practice. The Edwin Mellen Press.
Kennedy, D. (2006). The Well of Being. Childhood, Subjectivity, and Education. Albany: SUNY Press.
Kohan, W. O. (2015). Childhood, Education and Philosophy: New Ideas for an Old Relationship. New York: Routledge.
Lipman, M. & Sharp, A. M. (1978). Some Educational Presuppositions of Philosophy for Children. Oxford Review of Education, 4(1): 85-90.
Lipman, M. (2003). Thinking in Education. Cambridge: Cambridge University Press.
Murris, K. S. (2008). Philosophy with children, the stingray and the educative value of disequilibrium. Journal of Philosophy of Education, 42(3-4), 667-685. https://doi.org/10.1111/j.1467-9752.2008.00640.x
Petr, C. G. (1992). Adultcentrism in Practice with Children. Families in Society, 73(7), 408–416. https://doi.org/10.1177/104438949207300703
Rollo, T. (2018). Feral Children: Settler Colonialism, Progress, and the Figure of the Child. Settler Colonial Studies, 8(1), 60-79.
Tesar, M., Farquhar, S., Gibbons, A., Myers, C. Y., & Bloch, M. N. (2016). Childhoods and time: Rethinking notions of temporality in early childhood education. Contemporary Issues in Early Childhood, 17(4), 359–366. https://doi.org/10.1177/1463949116677931
Vansieleghem, N. & Kennedy, D. (2011). Introduction: What is Philosophy for Children, what is Philosophy with Children: After Matthew Lipman?” Journal of Philosophy of Education, 45(2): 171–183.
Wall, J. (2019). From childhood studies to childism: Reconstructing the scholarly and social imaginations. Children’s Geographies 20(3), 257-270.
Weber, B. (2020). Child and Time: A Phenomenological Journey into the Human Conditions of Education. In W. O. Kohan and B. Weber (Eds.), Thinking, Childhood and Time. Contemporary Perspectives in the Politics of Education (pp. 31-50). New York: Lexington Books.
Wood, D. (2006). On being Haunted by the Future. Research in Phenomenology 36 (1), 274-298.
Young-Bruehl, E. (2012). Childism. Confronting Prejudice Against Children. Yale: Yale University Press.