a filosofia na escola fundamental uma indagação sobre formação de professores

Autores

  • michela casolaro Università degli studi Aldo Moro di Bari

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.71317

Palavras-chave:

filosofia, ensino, questionário, didática, formação

Resumo

O artigo analisa alguns dos resultados que emergiram de um questionário aplicado no ano letivo 2021/2022, destinado a investigar a percepção de professores do ensino básico sobre experiências de reflexão filosófica com crianças. Este trabalho analisa algumas questões como as necessidades formativas e a formação de professores que pretendam abordar estas experiências de ensino, os benefícios transversais que a filosofia pode trazer para melhorar a aprendizagem noutras disciplinas, a possibilidade de desenvolver na criança o pensamento crítico e reflexivo, o aumento das competências lógicas e argumentativas e, finalmente, o desenvolvimento das competências de cidadania e responsabilidade social. Um quadro positivo parece emergir dos resultados em que os professores são proativos no que diz respeito à possibilidade de perceber a filosofia não mais como uma disciplina a ser proposta apenas aos alunos mais velhos. Isso leva a revisitar as práticas normais de ensino e leva necessariamente os professores a se questionarem por meio de uma formação específica.

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Biografia do Autor

michela casolaro, Università degli studi Aldo Moro di Bari

Dottoranda di ricerca in Scienze delle relazioni umane presso l'Università degli studi Aldo Moro di Bari, Italia.

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

CASOLARO, Michela. a filosofia na escola fundamental uma indagação sobre formação de professores. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 19, p. 01–17, 2023. DOI: 10.12957/childphilo.2023.71317. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/71317. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

experiências