produções imagéticas: uma pesquisa no modo criança

Autores

  • vanderleia de lourdes rodrigues lopes de oliveira Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura
  • bianca santos chisté Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura https://orcid.org/0000-0002-1962-0256

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.69890

Palavras-chave:

crianças, infâncias, produções imagéticas, pesquisa

Resumo

Este artigo parte de uma pesquisa guiada por uma metodologia de produção de imagens por crianças e desenvolvida na Zona da Mata, em Rondônia no cotidiano familiar de crianças de 2 a 6 anos. As produções imagéticas (fílmicas e fotográficas) infantis disparam esta escrita e expressam um plano de composição possível para pensarmos a criança, a infância e a pesquisa. Partindo das inquietações de isolamento social? As crianças pela infância o que nos apresentam em espaços para além da escola? Para tanto, no primeiro momento apresentamos o caminho que se fez por uma pesquisa experiência com traços cartográficos, no modo criança. No segundo trazemos as crianças pela infância se engendrando em um começo com cores e falas que atravessam essa escrita. No terceiro momento operamos com experiências, falas e produções imagéticas de crianças em um movimento que nos faz pensar no que podem crianças com uma câmera nas mãos? Esses movimentos nos permitem adentrar temporalidades e espacialidades contagiantes que mobilizam experiências sensíveis de pensamentos para outras formas de estar no mundo e na pesquisa em tempos de pandemia. O que as meninas e os meninos pequenos nos trazem a partir de suas imagens e filmagens é a potência das experiências, dos rastros, restos e retalhos, revelando, assim, uma grande capacidade de espanto com as coisas que para nós podem passar despercebidas. Elas nos convocam a experimentar outros modos de ver e de nos relacionar com o mundo, criando outros sentidos e sensações para a pesquisa ou mesmo para a vida em si.

Biografia do Autor

vanderleia de lourdes rodrigues lopes de oliveira, Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura

bianca santos chisté, Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura

Professora Doutora do Departamento de Educação, Universidade Federal de Rôndonia (UNIR), Campus de Rolim de Moura.

Compõe o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UNIR, Campus Rolim de Moura) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (UNIR, Campus Ji-Paraná)

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.

BARROS, Manoel. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2013.

BARROS, Manoel. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.

BRITO, Maria dos Remédios de; NETO, Manoel. Paisagens visuais em blocos de perceptos em preto e branco: para uma política do olho. Revista Alegrar, n. 10, dez.,p. 01 - 20, 2012.

CAMMAROTA, Giovani. Fascículos de experiências: rastros de um estudo com crianças e matemática, inventividade e cultura ou pesquisa em modo João. Tese (Doutorado) –Programa de Pós-Graduação em Educação, Doutorado em Educação, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2021.

CHISTÉ, Bianca Santos. Infância, imagens e vertigens. São Paulo: Editora UNESP/ : Cultura Acadêmica, 2015.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs, Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 1995.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs, Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 4. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Kafka: Por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

DELEUZE, G; PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

FERNANDES, Meire de Fátima Bressianini. Aprendizagem inventiva no espaço da educação especial: um encontro com as crianças e suas produções imagéticas. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências da Natureza) – Universidade Federal de Rondônia. Rolim de Moura, 2021.

KOHAN, Walter Omar. Infância, Entre a Educação e a Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância. Ensaios de Filosofia e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

KOHAN, Walter Omar. A devolver (o tempo d) a infância à escola. In: ABRAMOWICZ, Anete; TEBET, Gabriela. de C. Infância e Pós-estruturalismo. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019. p. 11-14.

LEITE, Cesar Donizetti Pereira. Infância, experiência e o tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

LEITE, Cesar Donizetti Pereira.; OLIVEIRA, Luana Priscila. Pesquisa-experiência: relatos, corpos e acontecimentos. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 12, n. 3, dez. 2019.

MASSCHELEIN, Jan. E-ducando o olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Educação e Realidade. v. 33, n.1, jan/jun 2008.

MAUAD, Ana Maria. Fotografia e história: possibilidades de análise. In: CIAVATTA, Maria; ALVES, Nilda. A leitura de imagens na pesquisa social: história, comunicação e educação. São Paulo: Cortez; 2004. [s.p.]

MIZUSAKI, Renata Aparecida Carbone. Parecer. Universidade Federal de Rondônia. Membro da Examinadora da Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza. Falas, estranhamentos, imagens e encantamentos: uma pesquisa no modo criança, de Vanderleia de Lourdes Rodrigues Lopes de Oliveira. Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, 2022. [np]

REYNA, Carlos Francisco. P. Vídeo & pesquisa antropológica: encontro e desencontros. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, n. 06, 1996.

SCHÉRER, Rener. Infantis: Charles Fourier e a infância para além das crianças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

SCHNEIDER, Alexandra; STRAUVEN, Wanda. Orphaned Films: Digital Film Practices by Today’s Children. Revista Digital do LAV, Santa Maria: UFSM, v. 14, n. 2, p. 208-228, mai./ago., 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

lopes de oliveira, vanderleia de lourdes rodrigues, & santos chisté, bianca. (2022). produções imagéticas: uma pesquisa no modo criança. Childhood & Philosophy, 18, 01–24. https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.69890

Edição

Seção

estudos da infância: movimentos, limiares e fronteir