o que podemos no encontro com a infância? um convite a um olhar heterotópico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.62845

Palavras-chave:

discurso, infância, educação especial, heterotopia

Resumo

Este artigo objetiva propor um convite a olhar a infância que estamos produzindo a partir das práticas da Educação Especial, na articulação com as práticas da Educação Infantil, problematizando as tramas discursivas que se constituem nessa articulação, a partir dos olhares operados sobre a infância por professoras de Educação Especial de escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Tais discussões justificam-se a partir do desassossego de pensarmos como estamos produzindo a infância, a partir da política de ampliação da obrigatoriedade de frequência para os quatro anos de idade. O exercício analítico, inspirado na análise de discurso proposta por Michel Foucault, possibilitou-nos tensionar a produção de sujeitos, verdades e realidades nas “confissões” das professoras entrevistadas, em que destacamos dois modos de pensar e produzir a infância: a infância capturada, produzida via operacionalização das práticas de normalização pelas ações da Educação Especial, determinadas pela vontade de saber e vontade de poder sobre a infância; a infância como heterotopia, produzida como movimento potente de resistência e desnaturalização das práticas normalizadoras – uma infância pensada a partir de outros lugares, como um vir a ser infinito, múltiplo, não-nomeável, sempre indeterminado, como um convite ao pensamento: o que podemos no encontro com a(s) infância(s)?

Biografia do Autor

letícia de lima borges, Universidade Federal de Santa Maria

Professora de Educação Especial - Licenciada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Especialista em Gestão Educacional - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Mestra em Educação - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Doutoranda em Educação - pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

eliana da costa pereira de menezes, Universidade Federal de Santa Maria

Eliana da Costa Pereira de Menezes – 
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2011); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2005); graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2001). Professora Associada 2 do Departamento de Educação Especial/EDE da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura/DEC/UFSM e pesquisadora do GEPI - Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão/UNISINOS, os quais integram a Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE).Foi professora na rede pública de ensino do município de Santa Maria/RS e em instituições específicas de Educação Especial.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

borges, letícia de lima, & menezes, eliana da costa pereira de. (2021). o que podemos no encontro com a infância? um convite a um olhar heterotópico. Childhood & Philosophy, 17, 01–28. https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.62845

Edição

Seção

artigos