devir-professor brasileiro em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.57915

Palavras-chave:

devir, professor, pandemia.

Resumo

Para tentar compreender algumas nuances do devir-professor brasileiro em tempos de pandemia, foi realizado um estudo de natureza exploratória, de cunho bibliográfico, no qual foram considerados os desafios, limites e as possibilidades do trabalho docente. As discussões teóricas sobre o tema envolveram um diálogo que considerou a Pedagogia, a Filosofia da educação e a experiência dos acontecimentos políticos e sociais no período de pandemia da Covid-19 a partir das contribuições de Caponi (2020), Kohan (2007, 2008, 2010, 2011, 2017), Larrosa (2018), Neuscharank (2020), Vaz (2012), Arroyo (2012) e Abramowicz (2017). As discussões nos levam a crer que: o contexto mundial de pandemia provocado pela Covid-19 afetou profundamente a forma de viver, trabalhar e se relacionar com o outro, especialmente devido ao isolamento social, solicitando do professor brasileiro abertura para mudanças e uso de novas tecnologias, com a clara defesa de que estas não substituem as interações presenciais; as dificuldades provocadas no processo pelo fortalecimento da lógica neoliberal propiciou o debate sobre que escola temos e que escola queremos, que professores somos e que professor queremos ser; o olhar para as possibilidades de “devir-criança” enquanto desejo e abertura para o novo pode ser um convite a pensar em um “devir-professor” que se deixe atravessar por outra lógica, por outra temporalidade mais sensível e mais estética; o encontro com outros, com a arte, com a infância, com o devir pode ajudar a pensar, a resistir, a lutar.

Biografia do Autor

meirilene dos santos araújo barbosa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE-UFC) com atuação e pesquisa na área de Educação Infantil, Formação de Professores e Filosofia e infância. Técnica em Educação no Município de Fortaleza, Ceará.

laís helena garcia, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE-UFC), com atuação em Educação Infantil e Formação de Professores.

ana maria monte coelho frota, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós- Doutora pela Universidade Federal do RioGrande do Norte (UFRN). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE-UFC).

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Publicado

2021-05-26

Como Citar

barbosa, meirilene dos santos araújo, garcia, laís helena, & frota, ana maria monte coelho. (2021). devir-professor brasileiro em tempos de pandemia. Childhood & Philosophy, 17, 01–18. https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.57915

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artigos

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