uma ilha chamada serendipia: definições ético pedagógicas no projeto filosofar com crianças

Autores

  • sergio raúl andrade Proyecto Filosofar con Niñxs Centro de Investigaciones FFyH Universidad Nacional de Córdoba

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.55918

Palavras-chave:

filosofar, infâncias, docência, ética, reflexão.

Resumo

Este texto propõe, em forma de ensaio, algumas linhas de reflexão e ação relativas a um projeto que vincula Filosofia e Infância, cuja atividade pedagógica e investigativa se desenvolve na cidade de Córdoba, na Argentina, há mais de vinte e cinco anos. Para isso recuperamos uma experiência de ateliês com crianças e adultxs, em um trabalho contínuo de reflexão sobre a infância e o pensar sobre si mesmxs. Tal experiência se centra em imaginar um espaço e tempo particular – a convivência em uma ilha onde não tem adultxs, e a partir daí interroga-se sobre as formas de decisão e participação – de ação política - que as crianças têm nos territórios que habitam. Aqui se sugere que a circunstância de incompletude sobre temas como política e sexualidade abarca a todas as situações etárias e, por isso, torna-se mais adequado deixar-nos atravessar pela inquietude, a dúvida, do que aceitar um mundo preconcebido de lugares demarcados, onde os problemas encontram rápida resposta, e aquilo que não se sabe ou não pode situar em uma categoria fixa é desconhecido, ignorado, permanece oculto. Propomos começar por não colocar quaisquer noções pré-concebidas sobre as infâncias, pensando-as como hipóteses, que em cada território terão nomes, corpos e pensamentos inexplorados a (re)conhecer. Da mesma forma, pressupõe-se que a reflexão sobre a prática docente recoloca os professores de filosofia como intelectuais que guardam as explicações universais em seus "bolsos docentes", que se reinventam ao lidar com problemas específicos, situados, pequenas descobertas que encontram nas trocas com outrxs, aquelxs outrxs, como no caso das crianças, há muito o que aprender. Essa é a tarefa ética e política que surge de uma reflexão contínua sobre a ação compartilhada. Bem-vindxs, então, à ilha onde tudo está para ser decidido e participado, a ilha da Serendipia.

Biografia do Autor

sergio raúl andrade, Proyecto Filosofar con Niñxs Centro de Investigaciones FFyH Universidad Nacional de Córdoba

PROFESOR ADJUNTO A CARGO DEL AREA FILOSOFIA, SEMINARIO TALLER PRACTICA DOCENTE Y RESIDENCIA, ESCUELA DE CIENCIAS DE LA EDUCACIÒN, FACULTAD DE FILOSOFIA Y HUMANIDADES, UNIVERSIDAD NACIONA DE CORDOBA.

DIRECTOR DE PROYECTO DE INVESTIGACION, FILOSOFIA E INFANCIAS, CENTRO DE INVESTIGACIONES DE LA FACULTAD DE FILOSOFIA Y HUMANIDADES DE LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE CORDOBA

Referências

ADICHIE Ch. N.(2018) Todos deberíamos ser feministas.Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Literatura Random House.

ANDRADE, S.(2016) “El dispositivo taller como práctica política para filosofar con niños”(p. 245- 252), en Encuentros de lo posible y lo imposible: Actas del I Congreso Latinoamericano de Filosofías e Infancias / Julio Fernando Acosta Muñoz [et al.]; comp.María Inés Bello [et al.] Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Grupo El Pensadero. Libro digital, ISBN 978- 987-46298-0-7

---------------------------- “La niñez como sujeto de derecho. Una aproximación desde el Proyecto Filosofar con Niñxs”, en I Jornadas en Derechos Humanos, organizadas desde el Programa de Derechos Humanos de la Facultad de Filosofía y Humanidades de la UNC.

------------------------------- (2005) “Buscando contenidos propios en la filosofía con niños: La construcción de la subjetividad escolar”, en Childhood & Philosophy; a journal of the international council of philosophical inquiry with children, Julio 2005.

BORNEMANN E. (1989) El niño envuelto (Cuentos sin cuento para chicos de 8 a 13 años), Buenos Aires: Ediciones Orión.

EDWARDS D., MERCER N. (1988) El conocimiento compartido: El desarrollo de la comprensión en el aula, Barcelona, Paidós.

FOUCAULT, M. (2008) Historia de la sexualidad 1. La voluntad de saber. México: Siglo XXI.

---------------- (2008) Historia de la sexualidad 2. El uso de los placeres. Buenos Aires: Siglo XXI.

---------------- (1994) Dits et Écrits, vol. III, Paris, Gallimard,

FREIRE, P. y FAUNDEZ A. (2004) Por una pedagogía de la pregunta. Buenos Aires: Siglo XXI.

Publicado

2021-05-31

Como Citar

andrade, sergio raúl. (2021). uma ilha chamada serendipia: definições ético pedagógicas no projeto filosofar com crianças. Childhood & Philosophy, 17, 01–20. https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.55918

Edição

Seção

pesquisas / experiências