existe uma forma de cidadania específica da filosofia para crianças?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.55786

Palavras-chave:

filosofia para crianças, democracia, habitus, lipman, dewey, bourdieu

Resumo

Devido aos óbvios e amplamente estudados fundamentos Deweyanos presentes no programa educacional elaborado pelo filósofo Mathew Lipman, a Filosofia para Crianças é frequentemente apresentada como uma continuação do ideal democrático de Dewey, como um modo de vida associado. Sustento que existe um modelo democrático específico à Filosofia para Crianças elaborada por Lipman, que não pode ser reduzida às teorias de Dewey. Para tanto, proponho comparar os modelos educacionais de Dewey e de Lipman por meio da noção bourdieusiana do habitus, entendida como um conjunto de disposições mentais duradouras, provenientes de um condicionamento social específico, que se manifesta por alguns hábitos práticos. Estudar em profundidade as recomendações educacionais de Dewey e de Lipman relativas à investigação não só revela que elas estão estruturadas de acordo com diferentes racionalidades, mas também destaca o fato de que tendem a desenvolver hábitos e disposições diferentes na criança, que acabam por formar dois habitus de cidadão distintos. O habitus de Dewey pode ser denominado experimental, e o habitus de Lipman dialógico, e ambos correspondem às suas respectivas reflexões sobre a democracia e o papel que um cidadão deve desempenhar. Concluo destacando as possibilidades interessantes que emergem da análise e da comparação de modelos educacionais por meio da noção de habitus.

existe uma forma de cidadania específica da filosofia para crianças?

Biografia do Autor

clarisse leseigneur, escola normal superior de lyon

Sou Clarisse Leseigneur, atualmente estudante de filosofia na Ecole Normale Supérieure de Lyon (França). Eu descobri Filosofia para Crianças há três anos em uma associação de estudantes e tive a chance de praticar a pedagogia de Lipman-Sharp por dois anos em escolas primárias. No ano passado, concluí o mestrado em filosofia durante um intercâmbio de alunos em Montreal e dediquei minha tese de mestrado à filosofia para crianças. Fui dirigido por Arnaud Milanese (Ecole Normale Supérieure de Lyon) e Natalie Malo-Fletcher (Université de Montréal), que me aconselharam a sintetizar minha pesquisa em um artigo e submetê-la à Childhood and Philosophy.

Referências

BLEAZBY Jennifer, Social Reconstruction Learning: Using Philosophy for Children & John Dewey to Overcome Problematic Dualisms in Education and Philosophy, University of New South Wales, 2007.

BOURDIEU Pierre, The Logic of Practice, Richard Nice (trad.), sans lieu, Stanford University Press, 1992.

BOURDIEU Pierre, « Habitus, code et codification », Actes de la Recherche en Sciences Sociales, vol. 64, no 1, 1986, p. 40-44.

DANIEL Marie-France, Michael SCHLEIFER et Pierre LEBOUIS, « Philosophy for Children: The Continuation of Dewey’s Democratic Project », Analytic Teaching, vol. 13, no 1, 1992.

DEWEY John, The Later Works of John Dewey, 1925-1953, Boydston Jo Ann (éd.), Charlottesville (USA), Etats-Unis d’Amérique, InteLex Corporation, coll. « The Collected Works of John Dewey, 1882-1953 », 2003, vol. 2: 1925-1927, Essays, The Public and its Problems.

DEWEY John, The Later Works of John Dewey, 1925-1953, Boydston Jo Ann (éd.), Charlottesville (USA), Etats-Unis d’Amérique, InteLex Corporation, coll. « The Collected Works of John Dewey, 1882-1953 », 2003, vol. 14: 1939-1941, Essays.

DEWEY John, The Middle Works of John Dewey, 1899-1924, Boydston Jo Ann (éd.), Charlottesville (USA), Etats-Unis d’Amérique, InteLex Corporation, coll. « The Collected Works of John Dewey, 1882-1953 », 2003, vol. 9 : 1916, Democracy and Education.

GREGORY Maughn Rollins, « Normative dialogue types in philosophy for children », Gifted Education International, vol. 22, 2007, p. 160-171.

KENNEDY David, « Lipman, Dewey, and the Community of Philosophical Inquiry », Education and Culture, vol. 28, no 2, 2012, p. 36-53.

LIPMAN Matthew, « Philosophy for Children’s Debt to Dewey », Pragmatism, Education, and Children, vol. 192, coll. « International Philosophical Perspectives », 1er janvier 2008, p. 141-151.

LIPMAN Matthew, Thinking in Education, 2e éd., New York, Cambridge University Press, 2003.

LIPMAN Matthew, Philosophy Goes to School, Philadelphia, Temple University Press,U.S., 1988.

OLIVERIO Stefano, « Accomplishing Modernity: Dewey’s Inquiry, Childhood and Philosophy », Education and Culture, vol. 28, no 2, Purdue University Press, 2012, p. 54-69.

Downloads

Publicado

2021-02-28

Como Citar

leseigneur, clarisse. (2021). existe uma forma de cidadania específica da filosofia para crianças?. Childhood & Philosophy, 17, 01–18. https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.55786

Edição

Seção

artigos