nomen presságio. uma narrativa pedagógica sobre uma comunidade de investigação em contexto de formação de professores.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.52905

Palavras-chave:

filosofia, comunidade de investigação, formação de professores

Resumo

Este artigo relata a experiência de uma comunidade de investigação em uma oficina de Filosofia com Crianças dirigida a alunos de formação inicial de professores vindos da zona rural de Mendoza. A experiência foi documentada em forma de uma narrativa pedagógica, uma estratégia de pesquisa-ação-formação que permite refletir sobre a prática escolar a partir da voz do professor. Nossa narrativa documenta a experiência da oficina tal como se apresenta nas aulas, valendo-se das vozes de alunos e alunas e confrontando-as com os marcos teóricos estudados. A aula narrada a partir de um registro de áudio aconteceu entre agosto e outubro de 2018. O nó crítico da narrativa versa sobre a questão do nome. Nesse sentido a sessão aqui apresentada mostra de que maneira o nome não só constitui um elemento fundamental para a definir a identidade, mas também um núcleo problemático a partir dela. A experiência dos estudantes e o contexto abrem a possibilidade apresentar questões relativas ao papel do professor e a prática educativa em situação de formação. O trabalho também problematiza a ideia de sujeito no discurso pedagógico atual contrapondo-o ao conceito de comunidade tematizado no discurso filosófico contemporâneo.

Biografia do Autor

gonzalo santiago rodriguez, universidade nacional de quem secretaria de pesquisa internacional e pós-graduação

Especialista em Filosofia com Crianças e Jovens (UNCUYO) Diploma em Ciências Sociais com Menção em Currículo e Práticas Escolares em Contexto (FLACSO) Professor do Curso de Licenciatura em Filosofia (UNCUYO). Trabalhei como professor de ensino médio e superior em várias escolas e institutos de formação de professores pertencentes à Direção Geral de Escolas (Província de Mendoza, Argentina). Também atuei como Professor Auxiliar na Licenciatura em Gestão e Supervisão Educacional e na Licenciatura em Ciências da Educação da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade Católica Argentina (2015-2017). Durante o ano de 2016 ingressei na Faculdade de Educação da Universidade Nacional de Cuyo por concurso público, onde desempenhei funções de Chefe de Trabalhos Práticos e Professor Adjunto nos espaços de Antropologia Filosófica e Formação Ética e Cidadã. Ministrei cursos e dirigi projetos de extensão e pesquisa relacionados ao tema Filosofia para e com Crianças. Sou bolseiro e investigador do Secretariado de Investigação, Estudos Internacionais e Pós-Graduação (SIIP) da Universidade Nacional de Cuyo e bolseiro do Conselho Nacional Interuniversitário (CIN-Argentina). Publiquei e participei em diversos eventos académicos onde apresentei trabalhos relacionados com as disciplinas de Filosofia Moderna, Filosofia Contemporânea, Filosofia para e com Crianças e Filosofia da Educação. Fiz estágio e estágio de pesquisa no Goethe Institut Bonn (2011) e no Instituto para o Avanço da Filosofia para Crianças (IAPC) sob a direção do Dr. David Kennedy (2018) este último com financiamento da Secretaria de Pesquisa , Internacional e Pós-graduação (UNCUYO). Actualmente o meu trabalho está orientado para o estudo do conceito de comunidade, em particular a partir das propostas de Roberto Esposito, bem como das várias propostas pedagógicas que visam recuperar estratégias de aprendizagem comunitária como a comunidade de investigação.

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Publicado

2021-02-28

Como Citar

rodriguez, gonzalo santiago. (2021). nomen presságio. uma narrativa pedagógica sobre uma comunidade de investigação em contexto de formação de professores. Childhood & Philosophy, 17, 01–24. https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.52905

Edição

Seção

pesquisas / experiências

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