crianças e música: educação musical e estudos da infância em diálogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48349

Palavras-chave:

educação musical, estudos da infância, abordagens criativas, dupla escuta

Resumo

A relação entre crianças e música é a temática sobre a qual se debruça este artigo concebido em caráter de ensaio, com o objetivo de pensar uma educação musical da infância. Seus fundamentos teóricos se encontram nas conversações entre a educação musical e os estudos da infância e nortearam a oficina-palestra realizada no II Congresso de Estudos da Infância, em setembro de 2019, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O texto aborda as aberturas presentes em abordagens criativas que adotam currículos que irão se constituir no decorrer dos processos de ensino e aprendizagem musical, como os que têm o formato em rede e círculos. Improvisações e composições feitas por crianças, orientadas por professores-artistas que conhecem seu ofício, emergem dessas dinâmicas experimentais. Ao mesmo tempo, a participação das crianças e a atuação colaborativa junto a seus professores conferem novos sentidos ao papel docente com o exercício da dupla escuta: das crianças e de suas expressões musicais, no que chamo de músicas das crianças. O desenvolvimento de pesquisas com crianças em contextos nos quais as abordagens musicais criativas são a marca de aulas e cursos nessa área reafirma também a importância das divulgações e discussões acerca dos seus contributos, que se voltam tanto para a educação musical como para o campo da educação, e também para os estudos da infância, visto que ouvir o fazer musical das crianças possibilita saber mais sobre o que pensam, sentem e fazem quando criam suas músicas. Uma maior visibilidade e audibilidade para as músicas inventadas por elas e o reconhecimento da importância da educação musical na escola podem vir como resultados alvissareiros.

Biografia do Autor

sandra mara da cunha, Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina - CEART/UDESC, Departamento de Música.

doutora em educação, com pós-doutorado, faculdade de educação da universidade de Sso paulo. mestre em artes, ECA/USP. licenciada em música.

Professorra adjunta do departamento de música do centro de artes da universidade do estado de santa catarina, florianópolis.

líder do inventa - grupo de estudos e pesquisas em educação musical - CEART/UDESC.   

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Publicado

2020-07-11

Como Citar

cunha, sandra mara da. (2020). crianças e música: educação musical e estudos da infância em diálogo. Childhood & Philosophy, 16(36), 01–20. https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48349

Edição

Seção

dossier: estudos da infância: politizações e estesias