crianças e música: educação musical e estudos da infância em diálogo

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DOI :

https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48349

Mots-clés :

educação musical, estudos da infância, abordagens criativas, dupla escuta

Résumé

A relação entre crianças e música é a temática sobre a qual se debruça este artigo concebido em caráter de ensaio, com o objetivo de pensar uma educação musical da infância. Seus fundamentos teóricos se encontram nas conversações entre a educação musical e os estudos da infância e nortearam a oficina-palestra realizada no II Congresso de Estudos da Infância, em setembro de 2019, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O texto aborda as aberturas presentes em abordagens criativas que adotam currículos que irão se constituir no decorrer dos processos de ensino e aprendizagem musical, como os que têm o formato em rede e círculos. Improvisações e composições feitas por crianças, orientadas por professores-artistas que conhecem seu ofício, emergem dessas dinâmicas experimentais. Ao mesmo tempo, a participação das crianças e a atuação colaborativa junto a seus professores conferem novos sentidos ao papel docente com o exercício da dupla escuta: das crianças e de suas expressões musicais, no que chamo de músicas das crianças. O desenvolvimento de pesquisas com crianças em contextos nos quais as abordagens musicais criativas são a marca de aulas e cursos nessa área reafirma também a importância das divulgações e discussões acerca dos seus contributos, que se voltam tanto para a educação musical como para o campo da educação, e também para os estudos da infância, visto que ouvir o fazer musical das crianças possibilita saber mais sobre o que pensam, sentem e fazem quando criam suas músicas. Uma maior visibilidade e audibilidade para as músicas inventadas por elas e o reconhecimento da importância da educação musical na escola podem vir como resultados alvissareiros.

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Biographie de l'auteur

sandra mara da cunha, Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina - CEART/UDESC, Departamento de Música.

doutora em educação, com pós-doutorado, faculdade de educação da universidade de Sso paulo. mestre em artes, ECA/USP. licenciada em música.

Professorra adjunta do departamento de música do centro de artes da universidade do estado de santa catarina, florianópolis.

líder do inventa - grupo de estudos e pesquisas em educação musical - CEART/UDESC.   

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Publiée

2020-07-11

Comment citer

CUNHA, Sandra mara da. crianças e música: educação musical e estudos da infância em diálogo. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 16, n. 36, p. 01–20, 2020. DOI: 10.12957/childphilo.2020.48349. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/48349. Acesso em: 1 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossier: Estudos da Infância: politizações e estesias