da proteção à instrução: mobilizações prático-discursivas em torno da infância nos debates sobre gênero e sexualidade na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48344

Palavras-chave:

educação, infância, gênero, sexualidade, heteronormatividade

Resumo

Este artigo discute como alguns sentidos de infância têm sido acionados nos enfrentamentos sobre a legitimidade das temáticas de gênero e sexualidade na educação, considerando-se o cenário contemporâneo no país. Para isso, analisaremos duas armadilhas prático-discursivas que têm se consolidado. A primeira, forjada pelos atores da ofensiva antigênero, consiste na construção narrativa da infância vulnerável, a ser protegida, e aciona o pânico moral contra as discussões sobre gênero e sexualidade nas escolas. A segunda armadilha, mais sutil, diz do lugar de passividade em que são tomados as e os estudantes no contexto escolar, enquanto objeto da instrução pedagógica - inclusive quando são abordados os temas de gênero e sexualidade em sala de aula. A imagem de uma criança-presa dos “ideólogos de gênero”, passiva e em perigo, povoa as falas analisadas na primeira sessão, e permite-nos discutir os usos políticos mitigados pela hiperinflação dessa ideia de vulnerabilidade infantil. Entretanto, mesmo em práticas educativas que apostam no trabalho com questões de gênero e sexualidade nos contextos escolares, observamos que a menoridade pode ser pensada em perspectivas conservadoras e sem agência, como discutido na segunda sessão. Para tensionar essas lógicas, pontuamos a dimensão do lúdico e da brincadeira como ferramentas conceituais e metodológicas que podem contribuir com uma abordagem não pedagogizante da sexualidade e do gênero no campo da educação.

Biografia do Autor

amana rocha mattos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Instituto de Psicologia e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

rafael cavalheiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ; Doutorando do Programa de Teoria Psicanálítica da UFRJ

Referências

ALVES, Damares. A ideologia de gênero faz mal para a criança. 24 abr. 2018 [https://www.youtube.com/watch?v=KoRT5cU57cQ&t=2619s – acesso em 15 jan. 2020]

ALVES, Damares. Damares defende que escolas discutam abstinência sexual e critica Popeye [Entrevista concedida a BBC]. BBC, 31 mai. 2019. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-48479429 – acesso em 19 jan. 2020

BALIEIRO, Fernando de Figueiredo. “Não se meta com meus filhos”: a construção do pânico moral da criança sob ameaça. Cad. Pagu, Campinas , n. 53, e185306, 2018 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332018000200406&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 07 fev. 2020. Epub 11-Jun-2018. http://dx.doi.org/10.1590/18094449201800530006.

BRANDAO, Elaine Reis; LOPES, Rebecca Faray Ferreira. “Não é competência do professor ser sexólogo” O debate público sobre gênero e sexualidade no Plano Nacional de Educação. Civitas, Rev. Ciênc. Soc., Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 100-123, Abr. 2018. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-60892018000100100&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 09 Fev. 2020. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2018.1.28265.

BRITZMAN, Deborah P.. "O que é esta coisa chamada amor? Identidade homossexual, educação e currículo". Educação & Realidade, v. 21, n. 1. Porto Alegre, janeiro-junho de 1996, p. 71-96.

BRITZMAN, Deborah P.. Curiosidade, sexualidade e currículo. In G. L. Louro (Org.), O corpo educado: Pedagogias da sexualidade (3ª ed, pp. 85-111). Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BURMAN, Erica. Desenvolvimento desejado? Contribuições psicanalíticas para o antidesenvolvimento psicológico. A peste, v. 1, n. 2, São Paulo, jul./dez. 2009, p. 269-294.

BUTLER, Judith. Anti-Gender Ideology and Mahmood’s Critique of the Secular Age. Journal of the American Academy of Religion, 20(20), p. 1–13, 2020. DOI: 10.1093/jaarel/lfz083

BUTLER, Judith. Gender in Translation: Beyond Monolingualism. Filosofia. 9(1), p. 1-25, 2019a. DOI: 10.1353/phi.2019.0011

BUTLER, Judith. The backlash against “gender ideology” must stop. Newstatesman America. 21 jan. 2019b. Disponível em: https://www.newstatesman.com/2019/01/judith-butler-backlash-against-gender-ideology-must-stop

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

CARVALHO, Cíntia de Sousa, Silva, Elisângela Ribeiro da, SOUZA, Solange Jobim & SALGADO, Raquel Gonçalves. Direitos sexuais de crianças e adolescentes: avanços e entraves. Psic. Clin., Rio de Janeiro, vol. 24, n.1, p. 69 – 88, 2012.

CORRÊA, Sonia & KALIL, Isabela. Políticas antigénero en América Latina: Brasil - ¿La Catástrofe Perfecta?. Rio de Janeiro: Observatorio de Sexualidad y Política (SPW), ABIA,

Disponível em: https://sxpolitics.org/GPAL/uploads/Ebook-Brasil%2020200204.pdf Acesso em 02 fev. 2020.

CORRÊA, Sonia. A “política do gênero”: um comentário genealógico. Cad. Pagu, Campinas, n. 53, e185301, 2018. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332018000200401&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 07 fev. 2020. Epub 11-Jun-2018. http://dx.doi.org/10.1590/18094449201800530001.

EDELMAN, Lee. No future: Queer theory and the death drive. Durham: Duke University Press, 2004.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 17. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, [1976] 2006.

FURLANETTO, Milene Fontana et al. Educação sexual em escolas brasileiras: revisão sistemática da literatura. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 48, n. 168, p. 550-571, jun. 2018. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742018000200550&lng=pt&nrm=iso> . Acesso em 25 jan. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/198053145084.

HALSSEMANN, Joice. Judith Butler, a bruxa da ideologia de gênero e a palestra no Brasil. 31 out. 2017. [ttps://www.youtube.com/watch?v=7msVAgSG9ok – acesso em: 20 jan. 2020]

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A invenção da "ideologia de gênero": a emergência de um cenário político-discursivo e a elaboração de uma retórica reacionária antigênero. Rev. psicol. polít., São Paulo, v. 18, n. 43, p. 449-502, dez. 2018 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2018000300004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 02 fev. 2020.

KATAGUIRI, Kim. A ideologia de gênero é um câncer para as crianças. 22 nov. 2017. [https://www.youtube.com/watch?v=CD8hh85C9AI – acesso em: 20 jan. 2020].

KATAGUIRI, Kim. Márcio França aprovou a ideologia de gênero para crianças? 06 set. 2018 [https://www.youtube.com/watch?v=Ug0cOJyoW_Q – acesso em: 20 jan. 2020]

KVELLER, DANIEL; CAVALHEIRO, RAFAEL; TIETBOEHL, LEO. Crianças queer e a psicanálise: para além do princípio do progresso e da heterossexualidade compulsória. No prelo

LEITE, Vanessa Jorge. A captura das crianças e adolescentes: refletindo sobre controvérsias públicas envolvendo gênero e sexualidade nas políticas de educação. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, [S.l.], p. 11-30, dez. 2019. ISSN 2318-1982. Disponível em: <http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/1354>. Acesso em: 28 jan. 2020. doi: http://dx.doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1354.

MARACCI, João Gabriel. Reflexões sobre verdade e política: mapeando controvérsias do kit gay (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

MARAFON, Giovanna. (2017). Recusa à judicialização e ao Projeto de Lei "Escola sem Partido": análise a partir das ocupações estudantis. Sisyphus Journal of Education. 1(5), p. 9-30. DOI: https://doi.org/10.25749/sis.10478

MATTOS, Amana Rocha. Discursos ultraconservadores e o truque da "ideologia de gênero": gênero e sexualidades em disputa na educação. Rev. psicol. polít., São Paulo, v. 18, n. 43, p. 573-586, dez. 2018. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2018000300009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 25 jan. 2020.

OLIVEIRA, Megg Rayara. O diabo em forma de gente: (r)existências de gays afeminados, viados e bichas pretas na educação (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

PATERNOTTE, David; KUHAR, Roman. "Ideologia de gênero" em movimento. Rev. psicol. polít., São Paulo, v. 18, n. 43, p. 503-523, dez. 2018. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2018000300005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 02 fev. 2020.

PRADO, Marco Aurélio Máximo; CORRÊA, Sonia. Retratos transnacionais e nacionais das cruzadas antigênero. Rev. psicol. polít., São Paulo, v. 18, n. 43, p. 444-448, dez. 2018. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2018000300003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 02 fev. 2020.

PRECIADO, Paul B. Qui defend l'enfant queer? Libération. Disponível em: https://www.liberation.fr/societe/2013/01/14/qui-defend-l-enfant-queer_873947

SALGADO, Raquel Gonçalves, SOUZA, Leonardo Lemos de. Gêneros, sexualidades E

infâncias: Cenas de crianças na contramão da inocência. Childhood and Philosophy 14 (29) (2018) DOI 10.12957/childphilo.2018.30540. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/30540

SILVA, Conceição Firmina Seixas. "Infância e percursos escolares: a participação como via para a ressignificação do 'ofício de aluno/a'". Trabalho apresentado no I Seminário Infância e Juventudes em Debate, UFAL - Campus Sertão, 2018. Mimeo.

THORNE, Barrie. Gender Play: Girls and Boys in School. New Brunswick, NJ: Rutgers University Press, 2008.

VIANNA, Claudia, UBENHAUM, Sandra. “Contribuições da produção acadêmica sobre gênero nas políticas educacionais: elementos para repensar a agenda”. In C. P. VIANNA; D. CARREIRA; I. LEÃO; et al. Gênero e educação: fortalecendo uma agenda para as políticas educacionais. [S.l: s.n.], 2016.

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

mattos, amana rocha, & cavalheiro, rafael. (2020). da proteção à instrução: mobilizações prático-discursivas em torno da infância nos debates sobre gênero e sexualidade na educação. Childhood & Philosophy, 16(36), 01–20. https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48344

Edição

Seção

dossier: estudos da infância: politizações e estesias