metamorfose literária: por leituras que gerem experiências de pensamento nas aulas de filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42860

Palavras-chave:

escola pública, leitura literária, filosofia, ensino, experiência

Resumo

O presente artigo compartilha uma experiência filosófica vivenciada a partir do acompanhamento e relato de uma aula de filosofia e da questão: que pode uma obra literária/leitura(s) suscitar como uma experiência de pensamento numa aula de filosofia? Seguindo a reflexão do como o ato da leitura literária pode constituir-se viés proponente para principiar experiência de pensamento, fio condutor de um diálogo que movimentará a roda da conversa, dialogamos e traçamos um caminhar paralelo ora por metáfora, ora por comparação, entre o relato dessa experiência vivenciada na escola da rede pública municipal e a transformação/metamorfose da borboleta. A partir de então, projetamos num dizer poético a leveza, o convite para o voo, para possibilidades de perder o chão a fim de ganhar e habitar nos ares que dá, literalmente, voz a uma criança do primeiro ano com provável diagnóstico de autismo, há seis meses inserida no ensino regular, que não falava em público. Pensando a experiência conforme Larrosa (2011) como algo que afeta, perpassa, “isso que me passa”, e o pensar na escola pública a partir de Kohan (2016), como sendo esse um dos paradoxos imperativos e preocupação primeira das práticas educacionais, perseguimos o objetivo de apresentar a filosofia para/com crianças como uma possibilidade real de oportunizar o romper de casulos, a concretização de um ciclo da metamorfose de uma infância ou da própria educação no/para o pensar; apresentamos, enfim, a importância da filosofia na/para a educação, sendo ela literariamente a oportunidade para estimular o pensar.

Biografia do Autor

adriana gusmão antunes, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda no Programa de  pós-graduação em Ensino na Educação Básica, Ceunes, UFES, São Mateus, ES

Referências

Bakhtin, M.M. (2011). Estética da criação verbal. 6ed. São Paulo, SP, Brasil: Editora WMF Martins Fontes. p. 270-335.

Castro, C.M de. (2010). Arte de caçar borboletas. Kohan, W.O. (Org.). Devir-criança da filosofia: infância da educação. Belo Horizonte, MG,Brasil: Autêntica Editora. p. 223-231.

Garza, M. T. De La. (1999). Filosofia e literatura: uma relação estreita. In Kohan, W.O.; Leal, B. (Org.). Filosofia: para crianças em debate. 4, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil: Vozes Editora. p.111-118.

Isol (2008). Cosas que pasan (A la Orilla del Viento). 2ªreimp. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Fondo de Cultura Económica.

Kohan, W.O.; Waksman, V. (1998). Filosofia: para crianças na prática escolar. 2, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil: Vozes Editora. p.85-112.

Kohan, W.O. (2009). Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte, Brasil: Autêntica Editora.

Kohan, W.O. (2010). Devir-criança da filosofia: infância da educação. Belo Horizonte, MG, Brasil: Autêntica Editora. p. 17-25; 165-176; 223-231.

Kohan, W.O. (2016). A necessidade do impossível: pensar, ensinar, ler... a filosofia de uma escola popular. Leitura: Teoria & Prática, 34 (67). Campinas, SP, Brasil. p.13-25.

Larrosa, J. B. (1999). Dar a ler, dar a pensar... quem sabe. Entre literatura e filosofia. In Kohan, W.O.; Leal, B. (Org.). Filosofia: para crianças em debate. 4, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil: Vozes Editora. p. 119-129.

Larrosa, J. B. (2004). Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte, MG, Brasil: Autêntica Editora.

Larrosa, J. B. (2011). Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, 19 (2), 04-27.

Lipman, Mattew; Sharp, Ann Margaret; Oscanyan, Frederick S. A filosofia na sala de aula. 2.ed. São Paulo: Nova Alexandria, 1997. Tradução Ana Luiza Fernandes Falcone.

Olarieta, B.F. (2013). O sol e as laranjas. Ou sobre o lugar onde as crianças e a poesia se encontram. Childhood & philosophy, 9 (17), 11-23.

Patriota, M. (1999). O que a literatura oferece à filosofia? In Kohan, W.O.; Leal, B. (Org.). Filosofia para crianças em debate. 4, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil: Vozes Editora. p. 130-138.

Downloads

Publicado

2019-06-11

Como Citar

antunes, adriana gusmão, & paiva, jair miranda. (2019). metamorfose literária: por leituras que gerem experiências de pensamento nas aulas de filosofia. Childhood & Philosophy, 15, 01–13. https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.42860

Edição

Seção

dossiê: investigação filosófica com crianças: novas vozes